(Inter)subjetificação no processo de construcionalização de [por conta de(x)]causal na Língua Portuguesa:
uma análise diacrônica
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a62913Resumo
A partir da observação de 437 dados representativos de oito séculos de Língua Portuguesa (séc. XIII ao séc. XX), coletados no Corpus do Português (Davies; Ferreira, 2006), investigou-se o processo de mudança linguística que originou a construção causal [por conta de(X)] no português. O estudo adotou uma perspectiva de análise que considera a natureza intersubjetiva da língua(gem) (Traugott, 2010; 2014). A investigação empreendida revelou que a propriedade de estabelecer uma relação de causa entre dois termos, que configura uma função gramatical desse pareamento forma-sentido, emerge na língua no séc. XVI, a partir de um processo de abstração semântica que aflora no século anterior. Até esse período, empregava-se a construção [por conta de(X)] apenas em seu sentido concreto, para marcar relações ligadas ao universo da economia. No século XV, registra-se uma expansão semântica que, mediante um mecanismo de subjetificação, estende os sentidos da construção para o campo das relações sociais. Os sentidos já subjetificados passam, no século seguinte, a codificar sentidos centrados no interlocutor, o que configura a intersubjetificação, responsável pela sagração da mudança linguística.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






