Construcionalização e paradigmatização das construções epistêmicas no português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a63200

Resumo

Este artigo apresenta um refinamento das análises sobre as construções parentéticas epistêmicas (doravante CPE), para apresentar os micropassos da mudança e a paradigmatização das construções de base verbal, adjetival e nominal no português brasileiro. Considerando que, segundo Barbosa (2023), as CPE consolidam-se como construções adverbiais modais por meio de construcionalização gramatical, mudança que consiste na criação de um novo nó na rede dos modalizadores, busca-se, por intermédio da taxonomia contextual de Diewald e Smirnova (2012), descrever os quatro estágios da mudança, considerados pelas autoras como atípico, crítico, isolante e paradigmático. Para esta análise, optou-se pela pesquisa em corpora constituído de um conjunto de cartas escritas entre os séculos XVIII e XXI, e de amostras de língua falada que registram a variedade do português brasileiro no interior paulista (Gonçalves, 2007). Os resultados encontrados mostram que os subesquemas descritos em Barbosa (2023) evidenciam estágios distintos que são gerados por meio de mudanças construcionais que levam o esquema genérico a alcançar a construcionalização gramatical.

Biografia do Autor

Letícia de Almeida Barbosa , Universidade Estadual Paulista (UNESP/IBILCE)

É graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela mesma instituição. Desenvolveu, por meio de iniciação científica, um estudo diacrônico da parentetização de verbos de atividade mental do português brasileiro e, em nível de mestrado, investigou os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos que atuam no processo de gramaticalização verbos cognitivos do português em perspectiva funcional cognitivista. Atualmente, é pós-graduanda em Psicopedagogia nas Faculdades Integradas Urubupungá e cursa doutorado em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista, onde investiga, por meio de um estudo pancrônico, o esquema parentético modal do português brasileiro.

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Publicado

2024-04-21