Construções concessivas, escalaridade e intersubjetividade: análise contrastiva de [ainda que p, q] e [mesmo que p, q]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a63301

Resumo

Sob a perspectiva teórica da Linguística Cognitiva, este trabalho contrasta as construções concessivas [AINDA QUE P, Q] e [MESMO QUE P, Q] do português brasileiro em textos jornalísticos escritos. Com base em dados retirados do corpus do português (www.corpusdoportugues.br) e do Corpus NILC/ São Carlos (https://www.linguateca.pt), o objetivo é estabelecer a diferença semântico-pragmática entre as referidas construções (Goldberg, 1995). Para além da relação sintática de subordinação destacada pelas gramáticas tradicionais, estabelece-se a hipótese de que, em termos semânticos, ambas as construções sinalizam relações de incongruência entre P e Q, mas diferem pragmaticamente em relação às noções de factualidade e eventualidade, associadas à escalaridade (Dancygier e Sweetser, 2005). A escalaridade, por sua vez, está relacionada com a experiência social do falante, de modo que a relação causal estabelecida se enquadra na noção de Intersubjetividade Estendida (Tantucci, 2021). A análise preliminar das construções concessivas demonstra que as construções [AINDA QUE P, Q] e [MESMO QUE P, Q] se diferenciam, em termos pragmáticos, com base nas noções de factualidade e eventualidade, associadas à Postura Epistêmica (Fillmore, 1990a, b). Mais especificamente, a análise indica que a associação ou dissociação mental do falante pode estar relacionada ao evento descrito em P ou, ainda, à relação causal estabelecida entre P e Q.

Biografia do Autor

Gabriela Silva Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gabriela Ribeiro é doutoranda, e bolsista PROEX/ CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLing) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Obteve seu título de Mestre em Linguística pelo mesmo programa em 2022 e é graduada em Letras - Português e Literaturas (UFRJ/ 2019). Atualmente, é membro do laboratório de pesquisa em Linguística Cognitiva (LinC), sob a orientação da Prof. Drª. Lilian Vieira Ferrari. Sua pesquisa se insere na linha de Modelos Funcionais Baseados no Uso, com o estudo intitulado "Construções gramaticais, escalaridade e intersubjetividade: As concessivas [Ainda que P, Q] e [Mesmo que P, Q] no português brasileiro.

Lilian Vieira Ferrari, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/University of Southern California, Los Angeles/(1994), e Pós-doutorado na University of California, Berkeley (2006), sob supervisão da Profa. Dra. Eve Sweetser. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Linguística e Filologia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual foi coordenadora no período de 2003-2007. Atua, desde 1995, na área de Linguística Cognitiva e, desde 2003, lidera o LINC-UFRJ (Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva), no qual desenvolve pesquisas sobre o Português Brasileiro, o Português Europeu e o Inglês, orientando trabalhos de IC, Mestrado e Doutorado, além de supervisões de pós-doutorado. As pesquisas enfocam construções gramaticais - em especial, construções sintáticas complexas (condicionais e completivas), construções de estrutura argumental e construções lexicais (em especial, dêiticos sociopessoais e locativos). As construções investigadas são relacionadas a processos de construção de significado que envolvem subjetividade/intersubjetividade, figuratividade (processos metafóricos e metonímicos) e multimodalidade (gestos e recursos multimodais).É autora, coautora e organizadora de várias publicações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam os livros "Espaços mentais e construções gramaticais: do uso linguístico à tecnologia" (Rio de Janeiro, 2009, org.), "Introdução à Linguística Cognitiva" (Ed. Contexto, 2011), "A Linguística no Século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem" (Ed. Contexto, 2016, em coautoria com Aniela I. França e Marcus Maia), "Linguística Cognitiva: da linguagem aos bastidores da mente" , vol. I (Álvaro e Ferrari, 2016, org.), "Linguística Cognitiva: linguagem, pensamento e cultura", vol, II (Álvaro e Ferrari, 2017, org.), e "Palavra, gesto e imagem sob a perspectiva da Linguística Cognitiva"(Ferrari, 2021, org.)

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Publicado

2024-04-21