Entrevista com as professoras Maria Cecília de Magalhães Mollica e Maria da Conceição Auxiliadora Paiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a63486

Resumo

Esta entrevista é uma celebração às nossas queridas Cecília Mollica e Conceição Paiva, aos estudos de sociolinguística no Brasil e ao PPGLIN/UFRJ, que tem o privilégio de contar com essas professoras como parte de seu corpo docente.

Biografia do Autor

Marcos Luiz Wiedemer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Preto), e cursou ainda o doutorado sanduíche na Erfurt Universität (Erfurt-Alemanha), na área de Linguística, sob a orientação do Prof. Dr. Christian Lehmann. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciado em Letras-Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Está realizando estágio Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob a supervisão de Marcia dos Santos Machado Vieira (2024-2025). Atualmente é professor associado de linguística - 40 horas com dedicação exclusiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Formação de Professores. Foi Coordenador Geral do PPLIN - Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (Stricto Sensu) - gestão (2016-2018/2018-2020) e Chefe do Departamento de Letras (2015-2016) da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) - São Gonçalo/RJ. Foi professor do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG) de 2011-2013. É membro (pesquisador) do Grupo de Estudos Discurso Gramática (UFRJ) e do Grupo de Pesquisas -Grupo de Estudos Sociofuncionalistas - (UFMS) e juntamente com Manuela Correia de Oliveira (UERJ) lidera o Grupo de Pesquisa "Gramática de Construções e Interfaces Linguísticas" (UERJ). Juntamente com Marcia dos Santos Machado Vieira coordenou o GT-Sociolinguística da ANPOLL (2018-2021). Foi membro do Conselho (Estudos Linguísticos) da ANPOLL (2018-2020) e foi Coordenador da Comissão - Linguística e Cognição - da Abralin (2020-2021). É membro do Corpo de Embaixadores da Olimpíada Brasileira de Linguística. Coordenador do Laboratório de Formação Permanente em Letras: ações coletivas, docência e ensino (LABLETRAS/UERJ) e do Observatório Fluminense de Autismo (OBTEA/UERJ). Exerceu a função de Vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) (2021-2013). Atua na área de docência (graduação e pós-graduação) e pesquisa em linguística, teoria linguística, língua portuguesa e metodologias. Possui publicações em anais de eventos nacionais e internacionais, e em periódicos especializados. Áreas de interesse: Gramática de Construções; Modelos Baseados no Uso; Linguística Cognitivo-Funcional; Sociolinguística e Transtorno do Espectro Autista.

Roberto de Freitas Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ e posdoc pela Universidade de Birmingham. Chefe do Departamento de Letras-Libras/UFRJ, Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso e da Gramática das Construções Diassistêmica. Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso Gramática (DG/UFRJ). Colaborador do LabLetras UERJ/FFP.

Downloads

Publicado

2023-08-05

Edição

Seção

Entrevista