Português como língua adicional em ambiente italiano: indícios de construções diassistêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64327

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca das produções linguísticas de falantes italófonos que adquirem o Português como Língua Adicional (PLA) em instâncias classificadas como Português Língua de Herança (PLH) e Português Língua Estrangeira (PLE). Numa perspectiva cognitivo-funcional (Bybee, 2016; Croft, 2001; Goldberg, 1995, 2006), seguindo o modelo da Gramática de Construções Diassistêmica (Höder, 2014, 2018), o estudo busca oferecer contribuições no que concerne à compreensão das manifestações linguísticas em ambientes multilíngues (português-italiano). De cunho qualitativo e interpretativo, o estudo apresenta e descreve dados de produções orais de falantes de PLH, com faixa etária entre os 5 e 13 anos, e dados de produções escritas de aprendizes jovens de PLE, alunos de graduação do 1° ano do Leitorado de Português, do curso de Língua e Tradução da Universidade de Pisa. Os dados mostram características do diassistema e do construto multilíngue, além de revelar particularidades das diaconstruções como ocorrências inespecíficas do processo de aquisição, confirmando competências no uso das diferentes línguas do repertório desses falantes.
Palavras-chave: Português língua adicional. Língua de herança. Gramática de construções diassistêmica. Contextos multilíngues. Plurilinguismo.

Biografia do Autor

Ana Luiza Oliveira de Souza, Università di Pisa (UNIPI)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás e em Disciplinas Linguísticas e Literaturas Estrangeiras pela Università di Pisa. Professora de Língua Portuguesa no Centro Linguístico e na graduação e pós-graduação da Universidade de Pisa, no Dep. de Filologia, Literaturas e Linguística Estrangeiras. Áreas de pesquisa: Aquisição, ensino e aprendizagem do Português Língua de Herança e do Português Língua Estrangeira, a partir dos modelos funcionais baseados no uso; pesquisas nas áreas de Políticas Linguísticas, multilinguismo e educação multilíngue.

 

Downloads

Publicado

2024-08-21