Língua portuguesa e cidadania no Brasil uma agenda para o século XXI
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64471Resumo
Por meio de uma abordagem interdisciplinar lato sensu (da linguística teórica à didática, passando pela sociolinguística) que parte dos direitos linguísticos previstos mais ou menos explicitamente pela Carta Magna constitucional do país, este trabalho tem como objetivo examinar as práticas didático-pedagógicas concretas, adotadas pelo Brasil do século XXI, que visam garantir, não apenas formalmente, a cidadania plena e ativa que tem a língua como elemento imprescindível, também e sobretudo em termos de educação e competência linguística, além de óbvio instrumento de livre expressão. Para tal fim, em vez de examinar as políticas linguísticas oficiais de inclusão/exclusão das minorias aloglotas internas (ou daquelas produzidas por novos fluxos migratórios), este trabalho se concentrará em seus mais interessantes aspectos ocultos, por exemplo, inscritos nas modalidades de ensino do português como língua materna, as quais, ainda que aparentemente inspiradas em princípios de cidadania, revelam-se de fato ainda hoje intrinsicamente discriminatórias, sobretudo no que se refere àquela maioria de falantes cujos usos não-padrão continuam não sendo contemplados pelo monocentrismo abstrato e prescritivo da escola, muitas vezes, infelizmente, ainda pouco capaz de formar verdadeiros cidadãos.
Palavras-chave: Cidadania. Língua portuguesa. Português brasileiro. Norma. Brasil.
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