Valorizando a diversidade: em defesa da identidade de comunidades linguísticas vulneráveis / minorizadas

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DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a64721

Resumo

Apresentação à Revista Linguística v.19 n.3

Biografia do Autor

Ana Paula Quadros Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ). Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ). Com pós-doutorado em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2016-2017). Com pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Fapesp (2009-2010). Doutorado e mestrado em Linguística pela USP, como bolsista do CNPq e da Fapesp. Bolsa-sanduíche (com bolsa Capes) na Universidade de Massachusetts. Graduada em Linguística (USP), com bolsa de Iniciação Científica do CNPq . Pesquisadora em Linguística, especialmente em Semântica das Línguas Indígenas, e principalmente em Língua Portuguesa, com ênfase na Interface Sintaxe-Semântica. Temas principais: quantificadores, ?todo?, adjetivos, modificadores de grau, tema incremental, telicidade, denotação verbal, universais semânticos, quantificação universal, distributividade, predicação e semântica de graus. Interessada em trabalhos de combate ao Preconceito Linguístico e em preparação de material didático.

Beatriz Protti Christino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada II do Departamento de Letras Vernáculas (Setor de Língua Portuguesa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na graduação e pós-graduação, e pesquisadora-colaboradora do Setor de Linguística do Museu Nacional-UFRJ, onde atua como docente no Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND-MN-UFRJ). Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). No mestrado, trabalhou na área de historiografia linguística examinando questões ligadas ao purismo lingüístico no Brasil dos anos 1920. Em seu doutorado, investigou o circuito de produção e recepção das pesquisas acerca de línguas sul-americanas de 1890 a 1929 e, em especial, a obra de Capistrano de Abreu sobre a língua Kaxinawá (ou hantxa kuin), obtendo Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses. Em seu primeiro pós-doutorado, no IEL-Unicamp (2008-2011), examinou aspectos morfossintáticos do Kaxinawá (Pano) no início do século XX e no início do século XXI, dando especial atenção à concordância de participante nos predicados secundários. Desde 2012, dedica-se ao estudo de variedades do Português empregadas na comunicação interétnica e transcultural por comunidades indígenas brasileiras e, em particular, à descrição da morfossintaxe e de aspectos discursivo-interacionais do Português dos Kaxinawá. O projeto de pesquisa desenvolvido sob sua direção, entre 2012 e 2017, "Efeitos do contato linguístico: aspectos morfossintáticos do Português Huni-Kuin (Kaxinawá)", contou com o apoio financeiro da FAPERJ (edital APQ 1, processo E-26/ 111.344/ 2013) e envolveu trabalho de campo nos municípios acrianos de Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, assim como nas cinco aldeias Kaxinawá da Terra Indígena do Rio Breu. Em agosto de 2018, iniciou um ano de pós-doutorado no IEL-Unicamp, sob a supervisão da Profa. Dra. Terezinha de Jesus Machado Maher, passando a investigar, de forma mais sistemática, aspectos da etiqueta interacional dos falantes de Português Kaxinawá. Atua como vice-coordenadora do Projeto de Extensão Ações de combate ao preconceito linguístico, criado no segundo semestre de 2017. Atualmente atua também como coordenadora do Projeto "Interagindo com a linguagem sem preconceitos", em parceria com a Escola Municipal Manoel Francisco da Silveira, em Magé (RJ), e contando com financiamento da Faperj, no âmbito do Edital 45/2021 "Apoio à melhoria das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro".

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Publicado

2023-12-15