Reduplicação e eco-epêntese em ludolínguas: domínios morfológicos (‘língua-do-pê’) vs domínios fonológicos (‘efeito Alberto Roberto’)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n3a64945

Resumo

O presente texto, de cunho teórico-descritivo, é uma análise, baseada em regras, cruzada de dois fenômenos correlatos: a reduplicação, que consiste na cópia de material de uma base com vista de preenchimento de um morfema reduplicante (RED); e a eco-epêntese, que é uma cópia de segmento da base com vistas de correção fonotática. A base empírica é composta de dados de jogos de linguagem ou “ludolínguas” (ludlings para Laycock (1972); Bagemihl (1989, 1996) do Brasil. Serão apresentadas evidências que corroboram os argumentos expostos por Kawahara (2007), cuja análise tipológica dos fenômenos superficialmente similares aos descritos, dentro do quadro teórico da Teoria da Otimalidade, teve como base empírica dados de línguas naturais. Isso posiciona o presente texto a favor de como as gramáticas de ludlings podem servir como fontes de análises de fenômenos fonológicos. A partir do cumprimento do primeiro objetivo será possível atingir o objetivo secundário, que é descrever a variante da ‘língua-do-pê’ que apresenta a reduplicação, bem como apresentar um recurso estilístico da construção de um personagem conhecido por Alberto Roberto, que apresenta um caso especial de eco-epêntese. Os dados reunidos aqui foram extraídos de vídeos no Youtube, artigos acadêmicos, mídias sociais, como Facebook e Instagram.
Palavras-chave: Domínios morfológicos. Domínios fonológicos. Reduplicação. Copy-Vowel Epenthesis. Língua-do-pê.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Vital, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, com financiamento de bolsa pela CAPES (2023-2027), sob orientação do prof. Dr. Andrew Ira Nevins, com foco nos aspectos fonológicos de palavras e nos aspectos fonológicos de constituintes sintáticos. Atualmente, estuda, na interface biolinguística, a contribuição da Gualin do TTK à linguística teórica e à linguística experimental. Em parceria com a profa. Dra. Karine Vieira Pereira (líder do grupo) e com prof. Dr. Andrew Ira Nevins, faz parte do grupo de pesquisa 'Deficiência visual e a Linguística', pelo qual desenvolvem estudos e trabalhos sobre a relação entre a linguística e conceitos relacionados à deficiência visual. Durante o período do mestrado, foi bolsista CAPES na área de Linguística (mestrado: 2021-2023), com ênfase em teoria linguística aplicada à morfologia e fonologia do Português brasileiro (PB), do português indígena e suas variedades e de línguas indígenas faladas no Brasil, com especial atenção a variedades do Guarani (Mbyá e Nhandeva) faladas no estado do Rio de Janeiro, sob orientação da profa. Dra. Marilia Facó Soares. Durante o período da graduação, atuou em projetos nesta linha de pesquisa na Faculdade de Letras da UFRJ e no Museu Nacional/UFRJ (neste último, por meio do projeto Lìnguas da Amazônia Brasileira: Estudos de Fonologia, Gramática e História Fase II; coordenação: Marília Lopes da Costa Facó Soares; períodos: julho/2018 a julho/2019; agosto/2019 a agosto/2020; agosto/2020 a maio/2021), com financiamento CNPq; além de ter participado do projeto de pesquisa voltado para o ensino, no IFRJ (Campus Rio de Janeiro) , chamado "Morfologia e uso: por novas perspectivas de ensino para o português"), sob a coordenação do prof. Dr. Vítor de Moura Vivas, com financiamento do CNPQ/IFRJ, de 2015 até 2017 (sem financiamento: até 2019); e também fez, desde 2015, parte do Núcleo de Estudos Morfológicos do Português (o qual ainda integra como 'discente associado'), da UFRJ, coordenado pelo prof. Dr. Carlos Alexandre Gonçalves, atuando majoritariamente na interface entre a morfologia e a fonologia do PB.

Amanda Macedo Balduino, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - área de Teorias Linguísticas e Ensino de Língua Portuguesa. Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FAPESP/Processo: 2017/26595-1), tendo realizado o mestrado (FAPESP/Processo: 2015/25332-1) nessa mesma instituição com estágio de pesquisa na Vrije Universiteit Amsterdam (2017) (FAPESP/Processo: 2017/02702-3). Graduou-se em Letras (licenciatura e bacharelado) e Linguística (bacharelado) pela Universidade de São Paulo (2015), com período de intercâmbio na Universidade de Évora (2013-2014), em Portugal. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: português de São Tomé e Príncipe; português brasileiro; fonética, fonologia e morfologia do português; sociolinguística; políticas linguísticas; contato linguístico; línguas crioulas e ensino de português como língua materna.

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Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Dossiê: XIV Workshop on Formal Linguistics