Projeções funcionais e modificação adjetival: evidências de línguas românicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n3a65407

Resumo

Em muitas línguas em que a classe de palavras de adjetivos pode ser identificada, a modificação atributiva é possível. Para propostas que buscam descrevem a sintaxe do sintagma nominal, o comportamento de adjetivos atributivos em línguas românicas impõe desafios particulares, uma vez que adjetivos nessas línguas podem figurar tanto antes como depois do nome-núcleo com diferenças significativas de interpretação. Tomando como base comparativa principal dados de adjetivos em línguas românicas, examino neste artigo três propostas relacionadas à sintaxe de adjetivos atributivos: Cinque (2010), Svenonius (2007, 2008) e Laenzlinger (2005). Argumento que a proposta de Svenonius avança em relação à de Cinque em pontos cruciais, mas ainda se mostra insuficiente para dar conta do comportamento de adjetivos pré-nominais nas línguas românicas. Incorporo a ideia de DP cindido de Laenzlinger à proposta de Svenonius a fim de explicar a interpretação de adjetivos pré-nominais: ao serem mergidos acima do DP interno, esses adjetivos seriam forçados a saturarem seus argumentos em um domínio restrito, o que resultaria na interpretação observada. Ainda, oponho-me à análise de adjetivos pré-nominais como tendo origem em posições mais baixas e movendo-se para projeções de foco/tópico devido a suas diferenças interpretativas e aponto uma possível projeção de foco/tópico acima do numeral.
Palavras-chave: Adjetivo. Sintaxe. Ordem de adjetivos. Línguas românicas. Português.

Biografia do Autor

Thais Deschamps, Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (SUSE)

É professora do Departamento de Português da Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (China), atuando na área de Português como Língua Adicional (PLA) e de Inglês para Fins Específicos/para Publicação. Possui licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná. É mestre e doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFPR. De 2021 a 2023, fez parte do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA), atuando em atividades de tradução de textos técnico-científicos para o inglês e de promoção do letramento acadêmico com a comunidade interna e externa da UFPR. Foi professora do ensino básico (segundo ciclo do ensino fundamental) na rede municipal de ensino de Curitiba. De 2023 a 2024, foi professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus Ponta Grossa, desenvolvendo atividades ligadas à formação docente e a português para fins específicos. Na perspectiva da linguística formal, tem interesse em pesquisas em sintaxe e na interface sintaxe-semântica, especialmente no quadro teórico de Princípios e Parâmetros da gramática gerativa. Na linguística aplicada, está envolvida em práticas de promoção e desenvolvimento de letramento acadêmico, especialmente de escrita acadêmica para publicação, e com a área de PLA.

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Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Dossiê: XIV Workshop on Formal Linguistics