Surdocegueira e a comunicação: a intersecção da tecnologia assistiva (ta) no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a65802

Resumo

Esta pesquisa propõe a articulação de abordagens pedagógicas que ofereçam diretrizes para transpor barreiras comunicacionais, linguísticas e sensoriais das pessoas surdocegas, promovendo conhecimento, autonomia e formação integral. A surdocegueira, caracterizada pela concomitância da perda auditiva e visual, pode ser classificada como congênita ou adquirida. O estudo investiga como a Tecnologia Assistiva (TA) pode contribuir para a mitigação dessas barreiras, favorecendo melhores condições educacionais. O objetivo principal da pesquisa foi analisar e propor estratégias para fomentar a autonomia de pessoas surdocegas no contexto educacional, a partir da realização de um estudo de caso com dois participantes surdocegos. Como objetivos específicos, destacam-se: o desenvolvimento de um recurso de Tecnologia Assistiva TA voltado para a aprendizagem da grafia Braille para pessoas surdocegas e a realização de uma oficina baseada no Caderno de Atividades Sensorial. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na teoria hermenêutico-dialética, com metodologia baseada no estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, questionários e observação direta. O estudo foi embasado em referenciais teóricos como Maia, Aráoz e Ikonomidis (2017), Vilela (2018) Falkoski e Maia (2023), Watanabe (2017), Almeida (2015), Cader-Nascimento e Costa (2010) e Oliveira (2019), os quais fundamentam a análise e desenvolvimento da investigação. O desenvolvimento da pesquisa resultou em um recurso didático-pedagógico em Tecnologia Assistiva TA e na investigação das formas de comunicação utilizadas por pessoas surdocegas, proporcionando uma compreensão mais aprofundada sobre as especificidades educacionais e métodos para superar a fragmentação no processo de letramento e alfabetização. Além disso, a aplicação do recurso desenvolvido busca estimular novas investigações educacionais e científico-tecnológicas no campo da Surdocegueira.
Palavras-chave: Surdocegueira. Comunicação. Ensino-aprendizagem. Tecnologia Assistiva (TA).

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Biografia do Autor

Ana Sara Tomé Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), com ênfase na linha Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia - Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica e ferramentas digitais; Bacharel em Administração, Licenciatura em Educação Especial, Pós-graduação em Educação Especial, Curso de Extensão Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Universidade Federal da Grande Dourados UFGD; Pós-Graduação em Tradução/Interpretação e Docência em Libras (UNINTESE, 2018), Guia-Intérprete do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial (Grupo Brasil 2020),Guia-Intérprete, pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais IFSULDEMINAS; Curso de Braille UFU, Pesquisadora do grupo SIMBIOSE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Diferenças Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD. Curso de Aperfeiçoamento em Práticas educacionais Inclusivas para Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação - Universidade Federal de Uberlândia - UFU.Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Educação - Conhecendo a Surdocegueira e a Deficiência Múltipla Sensorial - CAPSEM realizado pelo IFBA - Campus Barreiras em parceria com o Ministério de Educação - DIPEBS-SEMESP/MEC; Curso de Extensão de Alfabetização de Educandos com Deficiência Visual; Curso de Formação Continuada - Autismo e Deficiência Intelectual: saberes e práticas educacionais inclusivas, (ILEELUFU), Pesquisadora de Tecnologia Assistiva (TA) do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos CINTESP.Br - Universidade Federal de Uberlândia UFU atuando no desenvolvimento de projetos, ferramentas e protótipos, tecnologia assistiva para educação, recursos que promovam diretamente autonomia das pessoas com deficiência, despertando suas potencialidades. Curso de Aperfeiçoamento "Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos" Uniservidade Federal de Uberlândia (UFU).

Bruno Pereira Garcês, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM/MG)

Graduado em Química Industrial e Mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Química pelo instituto de Química de São Carlos. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências e Química atuando principalmente em projetos de metodologias de ensino, tecnologias digitais, desenvolvimento de soft skills e jogos didáticos. Um dos selecionados do programa "Professores para o Futuro" para capacitação pedagógica na Finlândia durante 5 meses nas áreas de Metodologias Colaborativas, Project-based Learning, Problem-based Learning, Inovação na Educação e Interação Empresa-Escola. Um dos 20 integrantes do Programa FiTT - Finnish Train the Trainers. Trabalho premiado quatro vezes no Congresso Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Química (2008, 2009, 2010, 2012). Possui experiência em gestão educacional, atuando na coordenação de cursos técnicos, coordenação de cursos superiores, coordenação geral de ensino e Diretoria de Ensino.

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Publicado

2025-04-30