Surdocegueira e a comunicação: a intersecção da tecnologia assistiva (ta) no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a65802Resumo
Esta pesquisa propõe a articulação de abordagens pedagógicas que ofereçam diretrizes para transpor barreiras comunicacionais, linguísticas e sensoriais das pessoas surdocegas, promovendo conhecimento, autonomia e formação integral. A surdocegueira, caracterizada pela concomitância da perda auditiva e visual, pode ser classificada como congênita ou adquirida. O estudo investiga como a Tecnologia Assistiva (TA) pode contribuir para a mitigação dessas barreiras, favorecendo melhores condições educacionais. O objetivo principal da pesquisa foi analisar e propor estratégias para fomentar a autonomia de pessoas surdocegas no contexto educacional, a partir da realização de um estudo de caso com dois participantes surdocegos. Como objetivos específicos, destacam-se: o desenvolvimento de um recurso de Tecnologia Assistiva TA voltado para a aprendizagem da grafia Braille para pessoas surdocegas e a realização de uma oficina baseada no Caderno de Atividades Sensorial. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na teoria hermenêutico-dialética, com metodologia baseada no estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, questionários e observação direta. O estudo foi embasado em referenciais teóricos como Maia, Aráoz e Ikonomidis (2017), Vilela (2018) Falkoski e Maia (2023), Watanabe (2017), Almeida (2015), Cader-Nascimento e Costa (2010) e Oliveira (2019), os quais fundamentam a análise e desenvolvimento da investigação. O desenvolvimento da pesquisa resultou em um recurso didático-pedagógico em Tecnologia Assistiva TA e na investigação das formas de comunicação utilizadas por pessoas surdocegas, proporcionando uma compreensão mais aprofundada sobre as especificidades educacionais e métodos para superar a fragmentação no processo de letramento e alfabetização. Além disso, a aplicação do recurso desenvolvido busca estimular novas investigações educacionais e científico-tecnológicas no campo da Surdocegueira.
Palavras-chave: Surdocegueira. Comunicação. Ensino-aprendizagem. Tecnologia Assistiva (TA).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






