Abordagens inclusivas para surdocegueira no ambiente educacional sob a perspectiva de professores das salas de recursos multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66170Resumo
Esta pesquisa aborda o ensino escolar de estudantes surdocegos, enfatizando a importância das práticas inclusivas e da formação dos professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Apresenta o contexto da surdocegueira e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino ao promover uma Educação Inclusiva. O objetivo é compreender quais são as abordagens inclusivas para atender às necessidades específicas desses estudantes, explorando metodologias, tipos de comunicação, adaptações curriculares e materiais didáticos adequados, na perspectiva de professores que atuam com estudantes surdocegos. Esta pesquisa justifica-se pela escassez de materiais e práticas direcionadas à surdocegueira, uma vez que a inclusão desses estudantes é relativamente nova nas escolas, gerando a necessidade de apoio e capacitação contínua dos profissionais envolvidos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo uma revisão bibliográfica sobre o tema e entrevistas semiestruturadas com professores bilíngues que atuam no AEE de estudantes surdocegos. A análise de dados buscou identificar as principais estratégias adotadas no cotidiano escolar, além da importância do trabalho colaborativo entre educadores e demais profissionais da escola. Conclui-se que a formação continuada é essencial para que os professores se adaptem às especificidades de cada estudante e para que o ambiente educacional seja realmente inclusivo. Ao integrar as melhores práticas pedagógicas e os recursos de acordo com o perfil do estudante, é possível melhorar o processo de ensino-aprendizagem e oferecer uma educação de qualidade que valorize a individualidade e o potencial dos estudantes surdocegos.
Palavras-chave: Surdocegueira. AEE. Abordagem inclusiva.
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