Abordagens inclusivas para surdocegueira no ambiente educacional sob a perspectiva de professores das salas de recursos multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66170

Resumo

Esta pesquisa aborda o ensino escolar de estudantes surdocegos, enfatizando a importância das práticas inclusivas e da formação dos professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Apresenta o contexto da surdocegueira e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino ao promover uma Educação Inclusiva. O objetivo é compreender quais são as abordagens inclusivas para atender às necessidades específicas desses estudantes, explorando metodologias, tipos de comunicação, adaptações curriculares e materiais didáticos adequados, na perspectiva de professores que atuam com estudantes surdocegos. Esta pesquisa justifica-se pela escassez de materiais e práticas direcionadas à surdocegueira, uma vez que a inclusão desses estudantes é relativamente nova nas escolas, gerando a necessidade de apoio e capacitação contínua dos profissionais envolvidos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo uma revisão bibliográfica sobre o tema e entrevistas semiestruturadas com professores bilíngues que atuam no AEE de estudantes surdocegos. A análise de dados buscou identificar as principais estratégias adotadas no cotidiano escolar, além da importância do trabalho colaborativo entre educadores e demais profissionais da escola. Conclui-se que a formação continuada é essencial para que os professores se adaptem às especificidades de cada estudante e para que o ambiente educacional seja realmente inclusivo. Ao integrar as melhores práticas pedagógicas e os recursos de acordo com o perfil do estudante, é possível melhorar o processo de ensino-aprendizagem e oferecer uma educação de qualidade que valorize a individualidade e o potencial dos estudantes surdocegos.
Palavras-chave: Surdocegueira. AEE. Abordagem inclusiva.

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Biografia do Autor

Francieli Giza Barichello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus Cascavel (UNIOESTE)

Mestra em Sociedade, Cultura e Fronteira da UNIOESTE/Foz do Iguaçu. Possui graduação de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Libras - Faculdade Sul Brasil - FASUL - Toledo/Pr (2016). Especialização em Educação Especial: Educação Bilíngue para Surdos - LIBRAS/ Língua Portuguesa pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdade de Tecnologia América do Sul - Maringá/Pr (2017). Especialização em Docência do Ensino Superior com Metodologias Ativas pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz - FAG - Campus Toledo (2018). Proficiente em Ensino da Libras, pelo PROLIBRAS Nível Superior MEC/UFSC - 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Libras. Já atuou como Instrutora de Libras na Escola Bilíngue para Surdos APADA Educação Infantil e Anos Iniciais, atuou como docente na disciplina de Libras no curso de Formação Docente Magistério e atuou como docente bilíngue na Sala de Recurso Multifuncional Surdez. Atualmente é docente da disciplina de Libras na UNIOESTE/Francisco Beltrão, Professora Formadora junto ao Neaduni (Núcleo de Educação à Distância) no curso de Letras Libras Bacharelado e Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Cascavel/PR e Professora de Libras pelo Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná - CAS/PR - Sudoeste - Francisco Beltrão/Paraná. 

Andreia Nakamura Bondezan, Universidade Estadual do Paraná/Campo Mourão (UNESPAR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2012); mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), lotada no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) no campus de Campo Mourão. Atua como coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NESPI) da Unespar/Campo Mourão. É docente do Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, em Sociedade, Cultura e Fronteiras, nível de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI/Unespar). É pesquisadora Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq), do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Inclusão no Contexto de Fronteira (GEDICT/CNPq). Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores e Educação Especial Inclusiva.

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Publicado

2025-04-30