A comunicação social háptica como forma de adentrar no simbólico: uma visada discursiva
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66195Resumo
Este artigo tem como objetivo principal investigar o funcionamento do discurso sobre a Comunicação Social Háptica utilizada com sujeitos surdocegos. Baseia-se na fundamentação teórica da Análise do Discurso materialista, tradição inaugurada por M. Pêcheux, na França, e largamente desenvolvida por E. Orlandi no Brasil. Trata-se de uma disciplina constituída a partir da tríade: linguística, psicanálise e materialismo histórico. Nesse bojo, destacamos as noções teóricas de discurso, sujeito, sentido. De forma a alcançar o objetivo proposto, observamos redes de sentidos que constituem tal discurso e analisamos um recorte de entrevista realizada com uma mulher surdocega. Consideramos que a discursividade analisada aponta para um funcionamento de acréscimo, soma a outras materialidades que concorrem na interação com o sujeito surdocego.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Surdocegueira. Comunicação Social Háptica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






