Mediated social-haptic communication: a research agenda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66228

Resumo

A comunicação social-háptica (SHC) se desenvolveu nos últimos trinta anos como uma forma de transmitir informações sociais, ambientais e contextuais para pessoas com deficiências sensoriais duplas usando mensagens de toque. Os recentes avanços tecnológicos e a disseminação dos métodos SHC levaram a situações nas quais pode ser desejável entregar mensagens semelhantes por meio de uma interface de máquina: para que mensagens de toque possam ser enviadas pela internet, por exemplo. Neste artigo, consideramos alguns dos principais desafios para implementar mensagens “SHC mediadas” por meio de dispositivos tecnológicos e propomos algumas áreas que devem ser prioridades para pesquisa nessa área.
Palavras-chave: Comunicação social-háptica. Dispositivos hápticos. Comunicação tátil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raymond Holt, University of Leeds

Raymond Holt obteve seu doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Leeds em 2005. Ele é professor de Design de Produto na Universidade de Leeds desde 2005.

Russ Palmer, University of Oulu, Oulu, Finland

Russ Palmer recebeu Doutorado Honoris Causa pela Universidade de Oulu, Finlandia em 2024. Como terapeuta de musica profissional, ele tem sido palestrante na área de CSH e experiências vibro-sensoriais em várias universidades do mundo.

Riitta Lahtinen, The Finnish Deafblind Organization, Helsinki

Riitta Lahtinen obteve o doutorado sobre Comunicação Social Háptica (CSH) na Universidade de Helsinki, Finlandia em 2008. Ela tem sido palestrante e orientadora na área de CSH em várias universidades do mundo.

Downloads

Publicado

2025-04-30