Análise do sistema fonológico do conjunto de haptices usado na comunicação de pessoas com surdocegueira no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66270Resumo
O presente artigo desenvolve uma análise fonológica do sistema de Comunicação Social Háptica usado no Brasil (abreviado aqui como CSHB), compilado por Canuto et al. (2019). Fundamentados pelos textos de Lahtinen (2008), Vilela (2018, 2022) e Volpato (2023), entre outros, a análise busca identificar quais parâmetros da fonologia tátil (os haptemas) são mais usados, em quais combinações e com quais fatores de percepção e contexto de uso, condicionando suas distribuições. A partir da elaboração de uma planilha de todas as haptices em Canuto et al. (2019), quantificamos a frequência de cada configuração de mão como haptema, levando também a uma discussão sobre pares mínimos, dependências fonológicas entre haptemas, e a importância de percepção tátil no sistema dessa fonologia de toque empregada durante comunicação envolvendo pessoas com surdocegueira.
Palavras-chave: Sistema fonológico. Comunicação Social Háptica. Surdocegueira. Haptices. Haptemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






