Contribuições recentes da linguística formal nas áreas de fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática

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DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n3a67355

Resumo

Apresentação à Revista Linguística v.20 n.3

Biografia do Autor

Alessandro Boechat de Medeiros, Universidade Federal do Rido de Janeiro (UFRJ)

Graduei-me em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Licenciei-me também em Matemática pela mesma Universidade (2002). Fiz mestrado (2004 ? bolsista CNPq) e doutorado (2008 ? bolsista CNPq e Aluno Nota 10-FAPERJ) em Linguística no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ (POSLING), com estágio doutoral na New York Universiy (2006 ? bolsista PDEE-CAPES). Fui bolsista FAPESP de pós-doutorado no programa de pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo, entre 2008 e 2010. Desde 2010 sou professor do Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da UFRJ, e desde 2011 sou membro permanente do POSLING. Já fui chefe do Departamento (biênio 2013-2015) e vice-coordenador do programa (biênio 2015-2017). Como pesquisador, trabalho com Teoria e Análise Linguística, seguindo a escola gerativo-transformacional chomskyana e suas derivações mais recentes (em particular o arcabouço teórico da Morfologia Distribuída), investigando temas em morfossintaxe, semântica, estrutura de eventos e argumentos dos verbos, verbos aspectuais, tempo, aspecto e estrutura informacional das sentenças. Entre trabalhos recentes que gostaria de destacar nesta apresentação, sou coautor (juntamente com Maria Cristina Figueiredo Silva - UFPR) do livro Para conhecer morfologia, publicado pela editora Contexto (2016), e coorganizador (juntamente com Andrew Nevins - UFRJ) e autor de um dos capítulos do livro O apelo das árvores ? estudos em homenagem a Miriam Lemle, publicado pela editora Pontes (2018).

Ana Paula Quadros Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). Membro permanente do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ), da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ) e do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ). Com pós-doutorado em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Fapesp. Doutorado e mestrado em Linguística pela USP, como bolsista do CNPq e da Fapesp. Bolsa-sanduíche (Capes) na Universidade de Massachusetts. Graduada em Linguística (USP), com bolsa de Iniciação Científica do CNPq. Coordenadora do Projeto de Extensão Ações de Combate ao Preconceito Linguístico (UFRJ), que inclui a ação ME KUN#298; UMARI: em rede pelos direitos linguísticos (a Voz Mebêngôkre) e do Lambda - Laboratório de Análises, Materiais, Bibliografias, Descrições e Aprendizagens em Semântica Gramatical (UFRJ). Pesquisa a semântica das línguas naturais, especialmente a das minorizadas e sub-representadas, e a do Português do Brasil. Interessada em defesa de direitos linguísticos, na investigação de universais semânticos, em práticas de divulgação científica e nas contribuições da ciência linguística para o chão da escola, como a preparação de material didático.

Luciana Sanchez Mendes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas sub-representadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), na USP e na Universiteit Leiden. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2) (2022-2025) e do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj (2023-2025). Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas. Como divulgadora da Linguística, coordena o Programa de Extensão Café com Linguística desde 2018 e faz a gerência do perfil @gramatimemes do Instagram.

Sílvia Regina de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Letras Vernáculas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Silvia Cavalcante é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O interesse de pesquisa é nos estudos de sintaxe diacrônica, com ênfase numa abordagem formal para os estudos da mudança, principalmente na detecção de gramáticas em competição na mudança linguística (Kroch, 1989). Atualmente, tem investigado a mudança na ordem VS no Português Brasileiro num corpus de cartas escritas por missivistas brasileiros nascidos entre os fins do século XVIII e meados do século XX com o projeto "Posição do Sujeito e Estrutura Informacional da Sentença". É uma das investigadoras do Projeto História do Português - HistLing - coordenado por Celia Lopes (UFRJ) e integra a equipe de investigadores do Projeto para a História do Português Brasileiro - PHPB - coordenado no Brasil por Ataliba de Castilho (USP) e no Rio de Janeiro por Maria Eugenia Duarte (UFRJ) e Marcia Rumeu (UFMG).

Ana Regina Vaz Calindro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde agosto de 2018. Membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ desde de 2019. Foi professora visitante no Departamento de Línguas Modernas da Universidade de Birmingham em 2019. Atuou como professora adjunta de Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2016 a 2018). Possui bacharelado em Linguística e bacharelado / licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) (2006), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2009), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2015), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2014/2015). Realizou um estágio de pós-doutorado em linguística na Unicamp (2016). Realizou uma visita de capacitação na Universidade de Cambridge, em janeiro de 2022, através do Capes-Print. Editora Associada da Revista Estudos da Linguagem (RELIN-UFMG). Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Línguas Românicas com ênfase em teoria e análise linguística, análise linguística de línguas indígenas brasileiras, sintaxe, sintaxe diacrônica, linguística histórica, variação e mudança linguística, linguística computacional, interface entre teoria linguística e ensino, ensino de línguas estrangeiras, ensino de gramática do português e português como segunda língua.

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Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Apresentação