Língua de sinais e linguagem escrita: a constituição do sujeito surdo bilíngue

Contenido principal del artículo

Christianne Thatiana Ramos de Souza

Resumen

Este artigo tem como objetivos analisar o papel da linguagem escrita na constituição do sujeito surdo bilíngue e refletir sobre o lugar ocupado pela língua de sinais no processo de ensino da linguagem escrita como segunda língua (L2) para surdos. A partir do pressuposto de que a linguagem escrita colabora para uma complexificação das funções psíquicas, compreende-se que sua aquisição pelos surdos contribui sobremaneira para seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Ao longo deste ensaio discorre-se sobre a constituição do sujeito surdo bilíngue e do papel da escrita nesse processo a partir do cotejamento entre os conceitos apresentados por Lev S. Vigotski sobre a aquisição da linguagem escrita e sua contribuição para o desenvolvimento humano, e os resultados de estudos desenvolvidos por autores contemporâneos da área da Educação de Surdos, que apontam a língua de sinais e a linguagem escrita como importantes para o desenvolvimento do sujeito surdo. Para se constituir um sujeito bilíngue é necessário que o surdo faça uso efetivo em seu cotidiano tanto da língua de sinais quanto da linguagem escrita, sendo a língua de sinais base do processo de significação, incluindo a elaboração dos significados da escrita. A interrelação entre as duas línguas poderá promover mudanças tanto no pensamento quanto na comunicação da pessoa surda. Contudo, a escrita precisa ser ensinada como uma linguagem viva e necessária para os estudantes surdos. Desta maneira, importa que a educação de pessoas surdas garanta a circulação, de forma equivalente, de ambas as línguas no ambiente escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Artigos

Citas

ALMEIDA, Djair Lázaro. Português como segunda língua para surdos: A escrita construída em situações de interação mediadas pela Libras. 2016. Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_af94d36dcb5db6509e1b2d54014d390a

FERNANDES, Sueli. É possível ser surdo em português? Língua de sinais e escrita: em busca de uma aproximação. In: SKLIAR, Carlos (Org.), Atualidade da educação bilíngue para surdos. Mediação, 1999, p.59-82.

FORMAGIO, Carolina Lima Silva; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Práticas pedagógicas do ensino de português como segunda língua para alunos surdos no ensino fundamental. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Orgs.) Escola e Diferença: caminhos da educação bilíngue para surdos. São Carlos: Edufscar, 2016, p. 169-241.

GUARINELLO, Ana Cristina. O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. Plexus, 2007.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; LODI, Ana Cláudia Balieiro (2010). Ensino-aprendizagem do português como segunda língua: um desafio a ser enfrentado. In: LODI, Ana Cláudia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Orgs.), Uma Escola, Duas Línguas: Letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Mediação, 2010, p.143-159.

LODI, Ana Cláudia Balieiro. A leitura como espaço discursivo de construção de sentidos: Oficinas com surdos. 2004. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13914

LODI, Ana Cláudia Balieiro. Ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos: Impacto na Educação Básica. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (Orgs.) Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 50-65.

LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Ícone, 1998, p. 143-190.

MARTINS, V. R. de O.; LACERDA, C. B. F. de (2016). Educação inclusiva bilíngue para surdos: Problematizações acerca das políticas educacionais e linguísticas. Rev. Educ., Campinas, 21(2), 163-178. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a3277

MOURA, Maria Cecília. Surdez e linguagem. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (Orgs.) Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p.13-26.

PEIXOTO, R. C. (2006). Algumas considerações sobre a interface entre a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa na construção inicial da escrita pela criança surda. Cad. Cedes, Campinas, 26(69), 205-229. https://doi.org/10.1590/S0101-32622006000200006

XXXXXX; XXXXXX; XXXXXXX (2025) A educação de surdos nos escritos de Vigotski: a mímica entre as formas de fala. Psicologia Escolar e Educacional, Itatiba, vol. 29, 1-9. https://doi.org/10.1590/2175-3539-2025-284382

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas III. Problemas del desarrollo de la psique. Machado Grupo de Distribución, 2012a.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamiento y Habla. Colihue, 2012b.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas II. Pensamiento y Lenguage. Conferencias sobre Psicología. Machado Grupo de Distribución, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Austral, 2017