Maracangalha (Entre o luto do cadáver e o banquete antropofágico)
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v20i34.14381Palavras-chave:
arte moderna, arte contemporânea, arte brasileira, BrasíliaResumo
Resumo: O artigo procura delinear um possível discernimento entre uma arte
ainda de cunho modernista e a arte contemporânea no Brasil, através da apresentação
de obras de Nuno Ramos e de Deyson Gilbert, tendo Brasília como
ponto emblemático entre ambas abordagens, que recaem sobre uma concepção
de arte e sua função.
Palavras-chave: arte moderna; arte contemporânea; arte brasileira; Brasília
Abstract: The article aims to delineate a possible distinguishing between a still modernist art in Brazil and a contemporary one, through the presentation of works by Nuno Ramos and Deyson Gilbert, and having Brasilia as an emblematic point between both approaches that refer to a conception of art and its function.
Keywords: modern art; contemporary art; Brazilian art; Brasilia
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).