William Wilson (1839): Da impossibilidade de fixar um indivíduo nos quadros do individualismo

Autores

Palavras-chave:

identidade, indivíduo, ficção

Resumo

Nesse artigo analisamos o conto William Wilson do poeta e contista Edgar Allan Poe, publicado em 1839 no Burton's Magazine, aqui esperamos poder aclarar questões relativa à identidade conduzida para o interior de si, na possibilidade gerida por uma identidade decomposta. Essa questão parece fundamental nos contos de Edgar Allan Poe, não apenas no que se refere ao tema do duplo mas também encarnado na história americana a partir de modelos do homem comum e do self-made man.

Biografia do Autor

Edson Silva de Lima, UNIRIO

Atualmente sou doutorando do programa de pós graduação em história - UNIRIO (2018) na linha de pesquisa Poder, Cultura e Representações e mestre pelo mesmo Programa de pós graduação em História (2017) na linha de pesquisa Ensino, Patrimônio e Historiografia. Possuo graduação em história nas habilitações Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tenho experiência na área de História, com ênfase em Teoria e filosofia da História. Atuando em temas relativos a relação história e ficção, linguagem e experiência estética, literatura e sociedade, ensino de história e história intelectual e das ideias. 

Flávia Maria Schlee Eyler, PUC-RIO

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado e especialização em História, pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora assistente - graduação e pós graduação - da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, Antiga, Medieval e também com Teoria da Literatura. Temas de pesquisa: A contrução de saberes a partir de textos da" literatura" greco-romana e medieval. com ênfase na produção da verdade na historiografia antiga e na produção da verdade da representação nas tragédias e comédias antigas.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Edição

Seção

Artigos