O k-pop, as artes digitais e a multiplicação de realidades: a virtualidade de Aespa

Pablo Gobira, Emanuelle de Oliveira Silva

Resumo


O artigo apresentado surge a partir das discussões realizadas no grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação Laboratório de Poéticas Fronteiriças (UEMG/CNPq). Apresentamos uma análise da relação entre arte e indústria, através da música, em específico, o pop sul-coreano: k-pop. Para atingir o objetivo deste artigo enfocamos um dos grupos atuais de k-pop que potencializa essa aproximação diante do pós-digital: o grupo feminino Aespa, da companhia SM Entertainment. Isso é feito através de uma contextualização histórica do cenário musical, do campo artístico amplo e da cultura pop asiática. O artigo apresenta como Aespa, no campo extra-acadêmico, permite a discussão sobre a confluência entre a produção das artes digitais e da indústria do pop asiático, salientando a reconfiguração da realidade humana face à tecnologia digital.


Palavras-chave


Artes digitais; K-pop; Arte e indústria; Vanguardas; Realidade

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