O k-pop, as artes digitais e a multiplicação de realidades: a virtualidade de Aespa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v26i50.53374

Mots-clés :

Artes digitais, K-pop, Arte e indústria, Vanguardas, Realidade

Résumé

O artigo apresentado surge a partir das discussões realizadas no grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação Laboratório de Poéticas Fronteiriças (UEMG/CNPq). Apresentamos uma análise da relação entre arte e indústria, através da música, em específico, o pop sul-coreano: k-pop. Para atingir o objetivo deste artigo enfocamos um dos grupos atuais de k-pop que potencializa essa aproximação diante do pós-digital: o grupo feminino Aespa, da companhia SM Entertainment. Isso é feito através de uma contextualização histórica do cenário musical, do campo artístico amplo e da cultura pop asiática. O artigo apresenta como Aespa, no campo extra-acadêmico, permite a discussão sobre a confluência entre a produção das artes digitais e da indústria do pop asiático, salientando a reconfiguração da realidade humana face à tecnologia digital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Pablo Gobira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG) e do PPGGOC (UFMG). Coordenador de Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação e Artes da FAPEMIG (2019-2022). Pesquisador Produtividade (CNPq). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT/MCTI). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor dos livros: Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas (LPF, 2021); Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas (LPF, 2021); A memória do digital e outras questões das artes e museologia (EdUEMG, 2019), Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia (EdUEMG, 2018), Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas (EdUEMG, 2017), Refletindo sobre a cultura (EdUEMG, 2017), Jogos e sociedade (Crisálida, 2012), Walter Benjamin Lado B (Crisálida, 2011) dentre outros livros e artigos. Pesquisador dos grupos: Estudos e Práticas de Preservação Digital e Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros. Atua: na curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais, ciências e jogos digitais; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG, UEMG, UFV), Teatro em Movimento Digital (Rubim, UEMG, UFMG); curadoria de bienal, exposições e residências artísticas. É coordenador do Programa Institucional de Extensão (UEMG) Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura.

Références

ABAD, Ysa. K-pop 101: What are Kihno albums? RAPPLER, 2021. Disponível em: <https://www.rappler.com/entertainment/music/things-to-know-kpop-kihno-kits-albums/>. Acesso em: 24/06/2022.

BERGH, Arild; SLOBODA, John. Music and art in conflict transformation: a review. Music and Arts in Action, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2012.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas I).

BROWN, Isabelle. Virtual band, actual reality: the actualization of the virtual by the Gorillaz. Ohio: The Ohio State University, 2018.

BROWNE, Ryan. “Gangnam Style” no longer YouTube’s most played video, five years on from its release. CNBC, 2017. Disponível em: <https://www.cnbc.com/2017/07/11/gangnam-style-no-longer-youtubes-most-played-video-five-years-on-from-its-release.html>. Acesso em: 24 jun. 2022.

CRAMER, Florian. What is “Post-digital”? In: BERRY, David M.; DIETER, Micheal. Post-digital aesthetics: art, computation and design. Houndmills: Palagrave MacMillan, 2015. p. 12-26.

DESIDERI, Nick. Bubble Pop: an analysis of asian pop culture and soft power potential. RES PUBLICA, v. 13, p. 43-61, 2013.

DUHAN, Punita; SINGH, Anurag. M-Commerce: experiencing the phygital retail. Toronto; New Jersey: Apple Academic Press, 2019.

GALLAROTTI, Giulio M. Soft power: what it is, why it’s important, and the conditions for its effective use. Journal of Political Power, v. 4, n. 1, p.25-47, 2011.

GENDRON, Bernard. Between Montmartre and the Mudd Club: popular music and the avant-garde. Chicago: University of Chicago Press , 2002.

GOBIRA, Pablo. Artes digitais. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira. Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital: NEPCED na escola. Belo Horizonte: UFMG;FaE;Ceale;NEPCED, 2022. p. 47-49.

GOBIRA, Pablo. Museus e paisagens culturais pós-digitais. In: GOBIRA, Pablo. (Org.). Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018, v. 1, p. 83-98. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/19bjqMqO5fEQsTD4nkP7TTIzf8stk6ud4/view?usp=sharing>. Acesso em: 10 fev. 2022.

GOBIRA, Pablo; MOZELLI, Antônio. As interfaces de realidade virtual no século XXI. Revista Z Cultural, v. 2, p. 1-15, 2016. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1cL8MB6Dhh-y_GN0KVQaADW-6TXoZXeT-/view?usp=sharing>. Acesso em: 10 fev. 2022.

GOBIRA, Pablo; SILVA, Emanuelle de Oliveira. About reality: relations between museums and virtual reality. Virtual Creativity, v. 9, n. 1-2, p. 63-72, 2019. Disponível em: <https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/vc/2019/00000009/f0020001/art00005>. Acesso em: 10 fev. 2022.

GOBIRA, Pablo; SILVA, Emanuelle de Oliveira. Sobre o uso dos Biometric Identification Systems (BISs) e a Inteligência Artificial (IA): das biometrias autobiográficas às biografias biométricas. DATJournal, São Paulo, v. 7 n. 2, p. 147-162, 2022. Disponível em: <https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/591>. Acesso em: 30 jun 2022.

GOBIRA, Pablo; SILVA, Emanuelle de Oliveira; PORTUGAL, Priscila Rezende. O hipercórtex e as condições atuais da formação e preservação digital da memória. In: CERVERÓ, Aurora Cuervas; SIMEÃO, Elmira; PALETTA, Francisco Carlos. (Orgs.). Informação, ciência e sociedade em tempos pós-verdade. São Paulo: ECA-USP, 2021. p.195-220. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1Od0u-F4TcRhVHwXrvfoA-z6rCE0UtgSo/view>. Acesso em: 10 fev. 2022.

HONG, Dam-young. S.M.’s virtual hybrid girl group aespa makes grand debut. The Korea Herald, 2020. Disponível em: <https://www.koreaherald.com/view.php?ud=20201118000771>. Acesso em: 24 jun. 2022.

HUAT, Chua Beng. Structure, audience and soft power in East Asian pop culture. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2012.

HUAT, Chua Beng; IWABUCHI, Koichi (Ed.). East Asian Pop Culture: analysing the korean wave. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2008.

JONES, David; SNIDER, Chris; NASSEHI, Aydin; YON, Jason; HICKS, Ben. Characterising the digital twin: a systematic literature review. CIRP Journal of manufacturing science and technology, v. 29, part A, p. 36-52, maio 2020. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1755581720300110>. Acesso em: 15 jan. 2022.

JUNG, Sookeung; LI, Hongmei. Global production, circulation, and consumption of Gangnam Style. International Journal of Communication, v. 8, p. 2790-2810, 2014. Disponível em: <https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/2966>. Acesso em: 10 fev. 2022.

KENT, George. Unpeaceful Music. In: URBAIN, Olivier (Ed.). Music and conflict transformation: harmonies and dissonances in geopolitics. Londres: I. B. TAURIS, 2007. p. 112-121.

LAM, Ka Yan. The Hatsune Miku phenomenon: more than a virtual J-Pop diva. The Journal of Popular Culture, v. 49, n. 5, p. 1107–1124, out. 2016. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jpcu.12455>. Acesso em: 10 fev. 2022.

MARTIN, Bill. Avant Rock: experimental music from the Beatles to Bjork. Chicago: Open Court, 2002.

MEIRA, Sílvio. Nem real, nem virtual: o mundo é figital. TDS Company, 17 jun. 2021. Disponível em: <https://tds.company/nem-real-nem-virtual-o-mundo-e-figital/> Acesso em: 16 jun. 2022

MILGRAM, Paul; TAKEMURA, Haruo; UTSUMI, Akira; KISHINO, Fumio. Augmented reality: a class of displays on the reality-virtuality continuum. SPIE, v. 2351, p. 282-292, 1995. Disponível em: <https://spie.org/Publications/Proceedings/Paper/10.1117/12.197321>. Acesso em: 10 jan. 2022.

NETTO, A. V.; MACHADO, L. S.; OLIVEIRA, M. C. Realidade Virtual: definições, dispositivos e aplicações. São Paulo: EdUSP, 2002.

RICHARDSON, John. “The Digital Wont Let Me Go”: constructions of the virtual and the real in Gorillaz’ “Clint Eastwood”. Journal of Popular Music Studies, n. 17.1, 2005, p. 1-29. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1524-2226.2005.00031.x>. Acesso em: 10 fev. 2022.

SANTAELLA, Lucia. Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política. São Paulo: Paulus, 2016.

SEO, Sangran. K-POP 가수를 차용한 TV 광고 문화적 유형과 가치 연구. 한국디자인트랜드학회논문지, v. 35, p. 237-246, 2012. Disponível em: <https://www.kci.go.kr/kciportal/landing/article.kci?arti_id=ART001662329>. Acesso em: 10 fev. 2022.

WEHNER, Cyclone. Humanz. musicfeeds, 2017. Disponível em: <https://musicfeeds.com.au/album/gorillaz-human/>. Acesso em: 22 jun. 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-02-07