O k-pop, as artes digitais e a multiplicação de realidades: a virtualidade de Aespa
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v26i50.53374Parole chiave:
Artes digitais, K-pop, Arte e indústria, Vanguardas, RealidadeAbstract
O artigo apresentado surge a partir das discussões realizadas no grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação Laboratório de Poéticas Fronteiriças (UEMG/CNPq). Apresentamos uma análise da relação entre arte e indústria, através da música, em específico, o pop sul-coreano: k-pop. Para atingir o objetivo deste artigo enfocamos um dos grupos atuais de k-pop que potencializa essa aproximação diante do pós-digital: o grupo feminino Aespa, da companhia SM Entertainment. Isso é feito através de uma contextualização histórica do cenário musical, do campo artístico amplo e da cultura pop asiática. O artigo apresenta como Aespa, no campo extra-acadêmico, permite a discussão sobre a confluência entre a produção das artes digitais e da indústria do pop asiático, salientando a reconfiguração da realidade humana face à tecnologia digital.
Riferimenti bibliografici
ABAD, Ysa. K-pop 101: What are Kihno albums? RAPPLER, 2021. Disponível em: <https://www.rappler.com/entertainment/music/things-to-know-kpop-kihno-kits-albums/>. Acesso em: 24/06/2022.
BERGH, Arild; SLOBODA, John. Music and art in conflict transformation: a review. Music and Arts in Action, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2012.
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas I).
BROWN, Isabelle. Virtual band, actual reality: the actualization of the virtual by the Gorillaz. Ohio: The Ohio State University, 2018.
BROWNE, Ryan. “Gangnam Style” no longer YouTube’s most played video, five years on from its release. CNBC, 2017. Disponível em: <https://www.cnbc.com/2017/07/11/gangnam-style-no-longer-youtubes-most-played-video-five-years-on-from-its-release.html>. Acesso em: 24 jun. 2022.
CRAMER, Florian. What is “Post-digital”? In: BERRY, David M.; DIETER, Micheal. Post-digital aesthetics: art, computation and design. Houndmills: Palagrave MacMillan, 2015. p. 12-26.
DESIDERI, Nick. Bubble Pop: an analysis of asian pop culture and soft power potential. RES PUBLICA, v. 13, p. 43-61, 2013.
DUHAN, Punita; SINGH, Anurag. M-Commerce: experiencing the phygital retail. Toronto; New Jersey: Apple Academic Press, 2019.
GALLAROTTI, Giulio M. Soft power: what it is, why it’s important, and the conditions for its effective use. Journal of Political Power, v. 4, n. 1, p.25-47, 2011.
GENDRON, Bernard. Between Montmartre and the Mudd Club: popular music and the avant-garde. Chicago: University of Chicago Press , 2002.
GOBIRA, Pablo. Artes digitais. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira. Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital: NEPCED na escola. Belo Horizonte: UFMG;FaE;Ceale;NEPCED, 2022. p. 47-49.
GOBIRA, Pablo. Museus e paisagens culturais pós-digitais. In: GOBIRA, Pablo. (Org.). Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018, v. 1, p. 83-98. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/19bjqMqO5fEQsTD4nkP7TTIzf8stk6ud4/view?usp=sharing>. Acesso em: 10 fev. 2022.
GOBIRA, Pablo; MOZELLI, Antônio. As interfaces de realidade virtual no século XXI. Revista Z Cultural, v. 2, p. 1-15, 2016. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1cL8MB6Dhh-y_GN0KVQaADW-6TXoZXeT-/view?usp=sharing>. Acesso em: 10 fev. 2022.
GOBIRA, Pablo; SILVA, Emanuelle de Oliveira. About reality: relations between museums and virtual reality. Virtual Creativity, v. 9, n. 1-2, p. 63-72, 2019. Disponível em: <https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/vc/2019/00000009/f0020001/art00005>. Acesso em: 10 fev. 2022.
GOBIRA, Pablo; SILVA, Emanuelle de Oliveira. Sobre o uso dos Biometric Identification Systems (BISs) e a Inteligência Artificial (IA): das biometrias autobiográficas às biografias biométricas. DATJournal, São Paulo, v. 7 n. 2, p. 147-162, 2022. Disponível em: <https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/591>. Acesso em: 30 jun 2022.
GOBIRA, Pablo; SILVA, Emanuelle de Oliveira; PORTUGAL, Priscila Rezende. O hipercórtex e as condições atuais da formação e preservação digital da memória. In: CERVERÓ, Aurora Cuervas; SIMEÃO, Elmira; PALETTA, Francisco Carlos. (Orgs.). Informação, ciência e sociedade em tempos pós-verdade. São Paulo: ECA-USP, 2021. p.195-220. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1Od0u-F4TcRhVHwXrvfoA-z6rCE0UtgSo/view>. Acesso em: 10 fev. 2022.
HONG, Dam-young. S.M.’s virtual hybrid girl group aespa makes grand debut. The Korea Herald, 2020. Disponível em: <https://www.koreaherald.com/view.php?ud=20201118000771>. Acesso em: 24 jun. 2022.
HUAT, Chua Beng. Structure, audience and soft power in East Asian pop culture. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2012.
HUAT, Chua Beng; IWABUCHI, Koichi (Ed.). East Asian Pop Culture: analysing the korean wave. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2008.
JONES, David; SNIDER, Chris; NASSEHI, Aydin; YON, Jason; HICKS, Ben. Characterising the digital twin: a systematic literature review. CIRP Journal of manufacturing science and technology, v. 29, part A, p. 36-52, maio 2020. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1755581720300110>. Acesso em: 15 jan. 2022.
JUNG, Sookeung; LI, Hongmei. Global production, circulation, and consumption of Gangnam Style. International Journal of Communication, v. 8, p. 2790-2810, 2014. Disponível em: <https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/2966>. Acesso em: 10 fev. 2022.
KENT, George. Unpeaceful Music. In: URBAIN, Olivier (Ed.). Music and conflict transformation: harmonies and dissonances in geopolitics. Londres: I. B. TAURIS, 2007. p. 112-121.
LAM, Ka Yan. The Hatsune Miku phenomenon: more than a virtual J-Pop diva. The Journal of Popular Culture, v. 49, n. 5, p. 1107–1124, out. 2016. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jpcu.12455>. Acesso em: 10 fev. 2022.
MARTIN, Bill. Avant Rock: experimental music from the Beatles to Bjork. Chicago: Open Court, 2002.
MEIRA, Sílvio. Nem real, nem virtual: o mundo é figital. TDS Company, 17 jun. 2021. Disponível em: <https://tds.company/nem-real-nem-virtual-o-mundo-e-figital/> Acesso em: 16 jun. 2022
MILGRAM, Paul; TAKEMURA, Haruo; UTSUMI, Akira; KISHINO, Fumio. Augmented reality: a class of displays on the reality-virtuality continuum. SPIE, v. 2351, p. 282-292, 1995. Disponível em: <https://spie.org/Publications/Proceedings/Paper/10.1117/12.197321>. Acesso em: 10 jan. 2022.
NETTO, A. V.; MACHADO, L. S.; OLIVEIRA, M. C. Realidade Virtual: definições, dispositivos e aplicações. São Paulo: EdUSP, 2002.
RICHARDSON, John. “The Digital Wont Let Me Go”: constructions of the virtual and the real in Gorillaz’ “Clint Eastwood”. Journal of Popular Music Studies, n. 17.1, 2005, p. 1-29. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1524-2226.2005.00031.x>. Acesso em: 10 fev. 2022.
SANTAELLA, Lucia. Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política. São Paulo: Paulus, 2016.
SEO, Sangran. K-POP 가수를 차용한 TV 광고 문화적 유형과 가치 연구. 한국디자인트랜드학회논문지, v. 35, p. 237-246, 2012. Disponível em: <https://www.kci.go.kr/kciportal/landing/article.kci?arti_id=ART001662329>. Acesso em: 10 fev. 2022.
WEHNER, Cyclone. Humanz. musicfeeds, 2017. Disponível em: <https://musicfeeds.com.au/album/gorillaz-human/>. Acesso em: 22 jun. 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).