"Este é o lobo" e "Se eu abrir esta porta agora...": a relevância da materialidade em duas obras de Alexandre Rampazo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.59432

Palavras-chave:

Alexandre Rampazo, materialidade, livro-álbum, projeto gráfico.

Resumo

A partir da leitura de Este é o lobo (2016) e Se eu abrir esta porta agora... (2018), ambas de Alexandre Rampazo, este estudo objetiva investigar como tais obras constituem-se não meramente pelo texto literário, mas a partir da leitura sinérgica da tríade palavra, imagem e projeto gráfico. Amparada, principalmente, pelas reflexões de Alaca (2015, 2018), Linden (2011) e Ramos (2019), a leitura dessas narrativas permite-nos evidenciar o papel assumido pela materialidade na ampliação dos sentidos suscitados pelo texto literário e a demanda do livro-álbum por um leitor mais ativo.

Biografia do Autor

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP. Suas pesquisas recentes concentram-se nas tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa. É bolsista produtividade CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa (PUC-SP/CNPQ) “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”.

Fernanda Rios de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Cinema pela FAAP, bacharel e licenciada em Letras Português- Alemão pela FFLCH-USP. Em 2011, fez um intercâmbio de um semestre na Freie Universität Berlin. É mestre em Letras na área de Língua e Literatura alemã pela FFCH-USP e, atualmente é doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. De 2018 a 2020, cursou a pós-graduação em Formação de Escritores no núcleo de Literatura Infanto-juvenil do Instituto Vera Cruz. Em 2019, venceu o ProAc de Literatura Infantil e em 2020 publicou seu primeiro livro pela editora Ôzé.

Referências

ALACA, I. V. Materiality in picturebooks. In: KÜMMERLING-MEIBAEUR, B. (ed.). The routledge companion to picturebooks. Oxon/NY: Routledge, 2015. p. 59-68.

ALACA, I. V. Materiality in picturebooks. In: KÜMMERLING-MEIBAUER, B. (ed.). The routledge companion to picturebooks. Oxon/NY: Routledge, 2018. p. 59- 68.

ARAÚJO NETO, M. L. Sobre a materialidade dos livros e seus sentidos. Revista de Letras. Fortaleza, v. 1-2, p. 132-137, 2006.

BANG, M. Picture this: how pictures work. San Francisco: Chronicle Books, 2016.

CHARLIP, R. A page is a door. Ensaio em ocasião da indicação de A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, para o Caldecott Medal, s.d. Disponível em: https://www.theinventionofhugocabret.com/remy_essay.htm. Acesso em: 5 jun. 2023.

DOMINGUES, H. N. S.; MARSON, C. R.; MARTHA, A. A. P. Se eu abrir esta porta agora: projeto gráfico-editorial e perspectivas de leitura. Acta Scientiarum. Language and Culture, n. 42, v .2, ago. 2020.

HALLET, W. Reading multimodal fiction: A methodological approach. Anglistik, v. 1, n. 29, p. 25-40, 2018.

KÜMMERLING-MEIBAUER, B. From baby books to picturebooks for adults: European picturebooks in the new Millennium. Word & Image, v. 3, n. 31, p. 249-264, 2015.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MACKEY, M. Postmodern picturebooks and the material conditions of reading. In: SIPE, Lawrence R.; PANTALEO, S. J. (ed.). Postmodern picturebooks: play, parody and self-referentiality. Oxon/NY: Routledge Research in Education, 2008. p. 103-117.

RAMOS, A. M.; MATTOS, M. Aproximações ao livro-álbum lírico contemporâneo português e brasileiro: uma análise comparada. Revista Alea – Estudos Neolatinos, v. 3, n. 21, p. 149-166, 2019.

RAMOS, A. M.; NAVAS, D. Ismália e O arenque fumado: a expansão de sentidos a partir da materialidade do livro. Revista Fronteiraz, n. 24, p. 40-56, 2020.

RAMOS, A. M. The accordion format in the design of children’s books: a close reading of a portuguese collection. Libri & Liberi, v. 2, n. 8, p. 313–328, 2019.

RAMPAZO, A. Este é o lobo. São Paulo: DCL, 2016.

RAMPAZO, A. Este é o lobo. São Paulo: Editora Sesi, 2018.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras; FAPESP, 2005.

SERAFINI, F.; CLAUSEN, J. Typography as semiotic resource. Journal of Visual Literary, v. 21, n. 2, 2012.

SILVA, M. C.; SOARES, J. S. Prêmio FNLIJ ‘o melhor projeto editorial’: elementos da materialidade no livro de literatura para crianças. Fronteiraz, v. 1, p. 138-152, 2020.

Downloads

Publicado

2024-03-28