"Este é o lobo" e "Se eu abrir esta porta agora...": a relevância da materialidade em duas obras de Alexandre Rampazo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.59432

Mots-clés :

Alexandre Rampazo, materialidade, livro-álbum, projeto gráfico.

Résumé

A partir da leitura de Este é o lobo (2016) e Se eu abrir esta porta agora... (2018), ambas de Alexandre Rampazo, este estudo objetiva investigar como tais obras constituem-se não meramente pelo texto literário, mas a partir da leitura sinérgica da tríade palavra, imagem e projeto gráfico. Amparada, principalmente, pelas reflexões de Alaca (2015, 2018), Linden (2011) e Ramos (2019), a leitura dessas narrativas permite-nos evidenciar o papel assumido pela materialidade na ampliação dos sentidos suscitados pelo texto literário e a demanda do livro-álbum por um leitor mais ativo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP. Suas pesquisas recentes concentram-se nas tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa. É bolsista produtividade CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa (PUC-SP/CNPQ) “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”.

Fernanda Rios de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Cinema pela FAAP, bacharel e licenciada em Letras Português- Alemão pela FFLCH-USP. Em 2011, fez um intercâmbio de um semestre na Freie Universität Berlin. É mestre em Letras na área de Língua e Literatura alemã pela FFCH-USP e, atualmente é doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. De 2018 a 2020, cursou a pós-graduação em Formação de Escritores no núcleo de Literatura Infanto-juvenil do Instituto Vera Cruz. Em 2019, venceu o ProAc de Literatura Infantil e em 2020 publicou seu primeiro livro pela editora Ôzé.

Références

ALACA, I. V. Materiality in picturebooks. In: KÜMMERLING-MEIBAEUR, B. (ed.). The routledge companion to picturebooks. Oxon/NY: Routledge, 2015. p. 59-68.

ALACA, I. V. Materiality in picturebooks. In: KÜMMERLING-MEIBAUER, B. (ed.). The routledge companion to picturebooks. Oxon/NY: Routledge, 2018. p. 59- 68.

ARAÚJO NETO, M. L. Sobre a materialidade dos livros e seus sentidos. Revista de Letras. Fortaleza, v. 1-2, p. 132-137, 2006.

BANG, M. Picture this: how pictures work. San Francisco: Chronicle Books, 2016.

CHARLIP, R. A page is a door. Ensaio em ocasião da indicação de A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, para o Caldecott Medal, s.d. Disponível em: https://www.theinventionofhugocabret.com/remy_essay.htm. Acesso em: 5 jun. 2023.

DOMINGUES, H. N. S.; MARSON, C. R.; MARTHA, A. A. P. Se eu abrir esta porta agora: projeto gráfico-editorial e perspectivas de leitura. Acta Scientiarum. Language and Culture, n. 42, v .2, ago. 2020.

HALLET, W. Reading multimodal fiction: A methodological approach. Anglistik, v. 1, n. 29, p. 25-40, 2018.

KÜMMERLING-MEIBAUER, B. From baby books to picturebooks for adults: European picturebooks in the new Millennium. Word & Image, v. 3, n. 31, p. 249-264, 2015.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MACKEY, M. Postmodern picturebooks and the material conditions of reading. In: SIPE, Lawrence R.; PANTALEO, S. J. (ed.). Postmodern picturebooks: play, parody and self-referentiality. Oxon/NY: Routledge Research in Education, 2008. p. 103-117.

RAMOS, A. M.; MATTOS, M. Aproximações ao livro-álbum lírico contemporâneo português e brasileiro: uma análise comparada. Revista Alea – Estudos Neolatinos, v. 3, n. 21, p. 149-166, 2019.

RAMOS, A. M.; NAVAS, D. Ismália e O arenque fumado: a expansão de sentidos a partir da materialidade do livro. Revista Fronteiraz, n. 24, p. 40-56, 2020.

RAMOS, A. M. The accordion format in the design of children’s books: a close reading of a portuguese collection. Libri & Liberi, v. 2, n. 8, p. 313–328, 2019.

RAMPAZO, A. Este é o lobo. São Paulo: DCL, 2016.

RAMPAZO, A. Este é o lobo. São Paulo: Editora Sesi, 2018.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras; FAPESP, 2005.

SERAFINI, F.; CLAUSEN, J. Typography as semiotic resource. Journal of Visual Literary, v. 21, n. 2, 2012.

SILVA, M. C.; SOARES, J. S. Prêmio FNLIJ ‘o melhor projeto editorial’: elementos da materialidade no livro de literatura para crianças. Fronteiraz, v. 1, p. 138-152, 2020.

Téléchargements

Publiée

2024-03-28