"Este é o lobo" e "Se eu abrir esta porta agora...": a relevância da materialidade em duas obras de Alexandre Rampazo
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.59432Palabras clave:
Alexandre Rampazo, materialidade, livro-álbum, projeto gráfico.Resumen
A partir da leitura de Este é o lobo (2016) e Se eu abrir esta porta agora... (2018), ambas de Alexandre Rampazo, este estudo objetiva investigar como tais obras constituem-se não meramente pelo texto literário, mas a partir da leitura sinérgica da tríade palavra, imagem e projeto gráfico. Amparada, principalmente, pelas reflexões de Alaca (2015, 2018), Linden (2011) e Ramos (2019), a leitura dessas narrativas permite-nos evidenciar o papel assumido pela materialidade na ampliação dos sentidos suscitados pelo texto literário e a demanda do livro-álbum por um leitor mais ativo.
Citas
ALACA, I. V. Materiality in picturebooks. In: KÜMMERLING-MEIBAEUR, B. (ed.). The routledge companion to picturebooks. Oxon/NY: Routledge, 2015. p. 59-68.
ALACA, I. V. Materiality in picturebooks. In: KÜMMERLING-MEIBAUER, B. (ed.). The routledge companion to picturebooks. Oxon/NY: Routledge, 2018. p. 59- 68.
ARAÚJO NETO, M. L. Sobre a materialidade dos livros e seus sentidos. Revista de Letras. Fortaleza, v. 1-2, p. 132-137, 2006.
BANG, M. Picture this: how pictures work. San Francisco: Chronicle Books, 2016.
CHARLIP, R. A page is a door. Ensaio em ocasião da indicação de A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, para o Caldecott Medal, s.d. Disponível em: https://www.theinventionofhugocabret.com/remy_essay.htm. Acesso em: 5 jun. 2023.
DOMINGUES, H. N. S.; MARSON, C. R.; MARTHA, A. A. P. Se eu abrir esta porta agora: projeto gráfico-editorial e perspectivas de leitura. Acta Scientiarum. Language and Culture, n. 42, v .2, ago. 2020.
HALLET, W. Reading multimodal fiction: A methodological approach. Anglistik, v. 1, n. 29, p. 25-40, 2018.
KÜMMERLING-MEIBAUER, B. From baby books to picturebooks for adults: European picturebooks in the new Millennium. Word & Image, v. 3, n. 31, p. 249-264, 2015.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MACKEY, M. Postmodern picturebooks and the material conditions of reading. In: SIPE, Lawrence R.; PANTALEO, S. J. (ed.). Postmodern picturebooks: play, parody and self-referentiality. Oxon/NY: Routledge Research in Education, 2008. p. 103-117.
RAMOS, A. M.; MATTOS, M. Aproximações ao livro-álbum lírico contemporâneo português e brasileiro: uma análise comparada. Revista Alea – Estudos Neolatinos, v. 3, n. 21, p. 149-166, 2019.
RAMOS, A. M.; NAVAS, D. Ismália e O arenque fumado: a expansão de sentidos a partir da materialidade do livro. Revista Fronteiraz, n. 24, p. 40-56, 2020.
RAMOS, A. M. The accordion format in the design of children’s books: a close reading of a portuguese collection. Libri & Liberi, v. 2, n. 8, p. 313–328, 2019.
RAMPAZO, A. Este é o lobo. São Paulo: DCL, 2016.
RAMPAZO, A. Este é o lobo. São Paulo: Editora Sesi, 2018.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras; FAPESP, 2005.
SERAFINI, F.; CLAUSEN, J. Typography as semiotic resource. Journal of Visual Literary, v. 21, n. 2, 2012.
SILVA, M. C.; SOARES, J. S. Prêmio FNLIJ ‘o melhor projeto editorial’: elementos da materialidade no livro de literatura para crianças. Fronteiraz, v. 1, p. 138-152, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diana Navas, Fernanda Rios de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).