O horizonte do poder pastoral e o lugar da mística na genealogia do sujeito do desejo em Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i55.61888

Palavras-chave:

Poder pastoral, mística, subjetividade.

Resumo

Este artigo visa pensar a obra O espelho das almas simples, da beguina Marguerite Porete, à luz da genealogia do sujeito de desejo pensada por Michel Foucault. Nos termos do filósofo, visamos enquadrar a teologia apofática da autora, apresentada em seu diálogo, como uma contraconduta, isto é, uma recusa ao poder pastoral constituído em nome de uma prática de liberdade, a reivindicação de ser conduzido de outra forma, por outros mestres e para outros fins. Analisamos o sentido da metáfora do espelho na obra enquanto um substituto ao modelo cristão medieval do pastorado na forma de uma direção espiritual livre e vazia de conteúdo doutrinal positivo.

Biografia do Autor

Letícia Tury Guimarães Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os temas de interesse versam sobre Confissão, Testemunho, Mística e Identidade. O atual tema de pesquisa tem como autores centrais Michel Foucault e Marguerite Porete, visando compreender as possíveis leituras acerca da subjetividade.

Lucas Bento Pugliesi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Substituto de Literatura Brasileira na UFRJ (2024-). Pós-doutorando em Ciência da Literatura pela UFRJ (2024-) com pesquisa sobre livros, leitores e leituras do romance bizantino do século XVII. Tem interesse nas áreas de Ficção dos séculos XVI e XVII; Literatura e ética; Pós-estruturalismo; História do livro e da leitura.

Referências

DELUMEAU, Jean. A confissão e o perdão: a confissão católica, séculos XIII a XVIII. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HOLLYWOOD, A. The soul as virgin wife: Meister Eckhart and the beguine mystics Mechtild of Magdeburg and Marguerite Porete. (PhD) Chicago: Notre Dame University, 1991.

MARIANI, C. M. C. B. Marguerite Porete, teóloga do século XIII: experiência mística e teologia dogmática em O espelho das almas simples de Marguerite Porete. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

McGUINN, B. O florescimento da mística: homens e mulheres da nova mística: 1200-1350. Tradução: Pe. José Raimundo Vidigal. São Paulo: Paulus, 2017. Coleção História da mística cristã ocidental.

PORETE, M. O espelho das almas simples e aniquiladas e que permanecem somente na vontade e no desejo do Amor. Tradução e notas: Sílvia Schwartz. Petrópolis: Vozes, 2008.

PSEUDO-DIONÍSIO, o areopagita. Obra completa. Tradução: Roque Aparecido Frangiotti. São Paulo: Paulus, 2004.

SACHS, John R. Apocatastasis in patristic theology. Theological Studies, n. 54, p. 617-640, 1993.

SESBOÜE, B.; BOURGEOIS, H.; TIHON, P. História dos dogmas. Os sinais da salvação (séculos XII-XX). Tomo 3. Tradução: Margarida Oliva. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

Downloads

Publicado

2024-06-05