Retratos (fantasmas?) da cordialidade nossa de cada dia
"O som ao redor" e "Aquarius"
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.65437Palavras-chave:
cinema brasileiro, cordialidade, cotidianoResumo
O presente ensaio propõe análise de O som ao redor (2012) e Aquarius (2016), longas-metragens ficcionais de Kleber Mendonça Filho. A análise proposta se desenvolve a partir de sugestões metodológicas de um terceiro filme do mesmo realizador, o documentário Retratos fantasmas (2023). Focalizando as narrativas ficcionais dos longas-metragens em tela, e considerando a interlocução deles com outras referências da cinematografia ocidental, o que se pretende evidenciar é a figuração da cordialidade e do homem cordial no cotidiano da sociedade brasileira.
Referências
AVELLAR, José Carlos. O cinema dilacerado. Rio de Janeiro: Alhambra, 1986.
FREUD, Sigmund. O delírio e os sonhos na Gradiva de W. Jensen. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, v. 8. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
FREYRE, Gilberto. Assombrações do Recife Velho. Rio de Janeiro: Record, 1987.
FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51ª ed. São Paulo: Global, 2006.
GONÇALVES, Marcos Antonio. Assombrações de Apipucos: ‘O som ao redor’ e os antagonismos em perpétuo desequilíbrio. In: Novos Estudos Cebrap, v. 39, p. 187-207, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros: O som ao redor: Aquarius: Bacurau. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
RANCIÈRE, Jacques. As margens da ficção. Tradução Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2021a.
RANCIÈRE, Jacques. Tempos modernos. Tradução Pedro Taam. São Paulo: n-1 edições, 2021b.
SODRÉ, Muniz. Cultura negra. In: SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2023.
XAVIER, Ismail. Documentando processos de criação. In: MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros: O som ao redor: Aquarius: Bacurau. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
FILMOGRAFIA
BARRETO, Bruno. Dona Flor e seus dois maridos. 110 min. Rio de Janeiro: Embrafilme, 1976.
COUTINHO, Eduardo. Cabra marcado para morrer. 119 min. Rio de Janeiro: Mapa Filmes, 1984.
FORMAN, Milos. Hair. 121 min. California: MGM Studios, 1979.
LEONE, Sergio. Once Upon a Time in the West. 175 min. California: Paramount Pictures, 1968.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Aquarius. 141 min. Recife: CinemaScopio/Globo Filmes, 2016.
MENDONÇA FILHO, Kleber. O som ao redor. 131 min. Recife: CinemaScopio, 2012.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Retratos fantasmas. 91 min. Recife: CinemaScopio, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Magalhães Leitão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).