Retratos (fantasmas?) da cordialidade nossa de cada dia

"O som ao redor" e "Aquarius"

Autori

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.65437

Parole chiave:

cinema brasileiro, cordialidade, cotidiano

Abstract

O presente ensaio propõe análise de O som ao redor (2012) e Aquarius (2016), longas-metragens ficcionais de Kleber Mendonça Filho. A análise proposta se desenvolve a partir de sugestões metodológicas de um terceiro filme do mesmo realizador, o documentário Retratos fantasmas (2023). Focalizando as narrativas ficcionais dos longas-metragens em tela, e considerando a interlocução deles com outras referências da cinematografia ocidental, o que se pretende evidenciar é a figuração da cordialidade e do homem cordial no cotidiano da sociedade brasileira.

Biografia autore

Marcelo Magalhães Leitão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor do Departamento de Literatura, da Universidade Federal do Ceará. Realiza pesquisa sobre cinema brasileiro e suas articulações com a literatura e o pensamento brasileiros. Atualmente investiga também a trajetória e o pensamento de Luiz Gama “neste país clássico da liberdade”.

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FILMOGRAFIA

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MENDONÇA FILHO, Kleber. O som ao redor. 131 min. Recife: CinemaScopio, 2012.

MENDONÇA FILHO, Kleber. Retratos fantasmas. 91 min. Recife: CinemaScopio, 2023.

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Pubblicato

2024-10-14