Retratos (fantasmas?) da cordialidade nossa de cada dia
"O som ao redor" e "Aquarius"
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.65437Mots-clés :
cinema brasileiro, cordialidade, cotidianoRésumé
O presente ensaio propõe análise de O som ao redor (2012) e Aquarius (2016), longas-metragens ficcionais de Kleber Mendonça Filho. A análise proposta se desenvolve a partir de sugestões metodológicas de um terceiro filme do mesmo realizador, o documentário Retratos fantasmas (2023). Focalizando as narrativas ficcionais dos longas-metragens em tela, e considerando a interlocução deles com outras referências da cinematografia ocidental, o que se pretende evidenciar é a figuração da cordialidade e do homem cordial no cotidiano da sociedade brasileira.
Références
AVELLAR, José Carlos. O cinema dilacerado. Rio de Janeiro: Alhambra, 1986.
FREUD, Sigmund. O delírio e os sonhos na Gradiva de W. Jensen. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, v. 8. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
FREYRE, Gilberto. Assombrações do Recife Velho. Rio de Janeiro: Record, 1987.
FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51ª ed. São Paulo: Global, 2006.
GONÇALVES, Marcos Antonio. Assombrações de Apipucos: ‘O som ao redor’ e os antagonismos em perpétuo desequilíbrio. In: Novos Estudos Cebrap, v. 39, p. 187-207, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros: O som ao redor: Aquarius: Bacurau. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
RANCIÈRE, Jacques. As margens da ficção. Tradução Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2021a.
RANCIÈRE, Jacques. Tempos modernos. Tradução Pedro Taam. São Paulo: n-1 edições, 2021b.
SODRÉ, Muniz. Cultura negra. In: SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2023.
XAVIER, Ismail. Documentando processos de criação. In: MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros: O som ao redor: Aquarius: Bacurau. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
FILMOGRAFIA
BARRETO, Bruno. Dona Flor e seus dois maridos. 110 min. Rio de Janeiro: Embrafilme, 1976.
COUTINHO, Eduardo. Cabra marcado para morrer. 119 min. Rio de Janeiro: Mapa Filmes, 1984.
FORMAN, Milos. Hair. 121 min. California: MGM Studios, 1979.
LEONE, Sergio. Once Upon a Time in the West. 175 min. California: Paramount Pictures, 1968.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Aquarius. 141 min. Recife: CinemaScopio/Globo Filmes, 2016.
MENDONÇA FILHO, Kleber. O som ao redor. 131 min. Recife: CinemaScopio, 2012.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Retratos fantasmas. 91 min. Recife: CinemaScopio, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Marcelo Magalhães Leitão 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).