A centralidade da particularidade como categoria estética

Authors

  • João Paulo Ferreira dos Santos Universidade de Brasília (UnB)
  • Ademar Bogo Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor Assistente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - DFCH.

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i52.50251

Keywords:

Categorias estéticas, particularidade, universalidade, singularidade, partidarismo e eficácia estética

Abstract

O presente trabalho pretende apresentar e discutir elementos importantes acerca da particularidade como categoria central da estética. Para tal, partiremos das formulações de György Lukács, especialmente daquelas que se encontram nos títulos Introdução a uma estética marxista, cuja primeira edição é de 1957, em italiano, e Estética I: A peculiaridade do estético, de 1963, em alemão. Ademais, pretendemos tratar ainda da especificidade e da importância da arte no mundo dos homens e para os homens.

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Author Biographies

João Paulo Ferreira dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Letras pela Universiadade do Estado da Bahia (2011) e Especialização em Educação em Linguagem nas Escolas do Campo (UnB/2014). Tem titulação de Mestre e Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (2017 e 2021, respectivamente). É professor Substituto de Literatura no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC - Linguagens) na Faculdade UnB de Planaltina (FUP/UNB).

Ademar Bogo, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor Assistente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - DFCH.

Possui graduação em Letras (UNEB/2011) e em Filosofia (UNISUL/2012). É Especialista em Cursos de Formação em Psicanálise (ACAP/2020). É, ainda, Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (títulos obtidos em 2013 e 2016, respectivamente). Além disso, é professor assistente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), escritor, poeta e camponês. 

References

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Published

2023-09-27