Música e poesia que se entrelaçam: Descrição do poema “Exposta” da slammer Mel Duarte
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v27i51.50536Keywords:
Poema, Slam, Mel Duarte, MusicalidadeAbstract
O presente trabalho visa descrever os elementos mesclados entre música e poesia do poema intitulado "Exposta" da escritora, poeta e slammer Mel Duarte (2019). Os aspectos éticos e estilísticos que formam a obra em estado de descrição são ponto central de nossa abordagem, destacando a musicalidade como um dos tópicos fundamentais para compreensão do poema e dos seus sentidos. Por meio de uma pesquisa qualitativa, com viés bibliográfico, reflexivo e crítico, utilizamos como pressupostos teóricos algumas contribuições de Taylor (2012), Xavier (2007), Campos (2006), dentre outros autores.
References
ALCALDE, Emerson [Org.]. Empoderamento Feminino. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.
CAMPOS, Augusto. Poesia da Recusa. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CORTÊS, Cristiane. Diálogo sobre escrevivência e silêncio. In: CORTÊS, Cristiane; DUARTE, Constância; PEREIRA, Maria (org.). Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. Belo Horizonte: Idea, 2016.
CRENSHAW, Kimberlé Williams. Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence Against Women of Color. Disponível em: <https://www.racialequitytools.org/resourcefiles/mapping-margins.pdf>. Acesso em: 10/01/2019.
D’ALVA, Roberta Estrela. SLAM: voz do levante. Rebento, São Paulo, n. 10, p. 268-286, junho 2019. Disponível em: <https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/360>. Acesso: 07/02/2023.
DUARTE, Mel. Exposta. In: ALCALDE, Emerson [Org]. Empoderamento Feminino. São Paulo: Autonomia Literária, 2019, p. 104-105.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos (org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza edições, 2007, p. 16-21.
HOUAISS CONCISO. Instituto Antônio Houaiss [org]. Editor responsável Mauro de Salles Villar. São Paulo: Moderna, 2011.
LIMA, Juliana Domingos de. O que são slams e como eles estão popularizando a poesia. Nexo Jornal, 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/12/20/O-que-s%C3%A3o-slams-e-como-eles-est%C3%A3o-popularizando-a-poesia>. Acesso em: 20/05/2020.
LITERAFRO. Mel Duarte. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/1217-mel-duarte>. Acesso em: 20/05/2020.
NUNES, Davi. Banzo. 1ª edição. Salvador: Organismo Editora, 2020.
PERRINE, Laurence. Sound and Sense, An Introduction to Poetry. 5ª ed. Atlanta: Harcout Brace Jovanovich, 1977.
PIGNATARI, Décio. O que é Comunicação Poética. 8ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.
PRAZERES, Rafael Alexandre Gomes dos. Som e Silêncio dos versos: melopeia de Ezra Pound na poesia de Arnaldo Antunes. Dissertação (Mestrado em Letras). Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 200 f., 2016.
SITE OFICIAL. Mel Duarte Poesia. Disponível em: <https://www.melduartepoesia.com.br/>. Acesso em: 06/06/2020.
VIEIRA, Kauê. Mel Duarte rompe o silenciamento secular das minas negras: ‘Mulher bonita é que vai à luta!’. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2018/09/mel-duarte-rompe-o-silenciamento-secular-das-minas-negras-mulher-bonita-e-que-vai-a-luta/>. Acesso em: 06/06/2020.
TAYLOR, Diana. “Performance: Introducción”. In: ____. Acciones de Memoria: Performance, Historia y Trauma. Perú: Fondo Editorial de la Asamblea Nacional de Rectores, 2012. p. 07-19.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertorio: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).