Música e poesia que se entrelaçam: Descrição do poema “Exposta” da slammer Mel Duarte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i51.50536

Palabras clave:

Poema, Slam, Mel Duarte, Musicalidade

Resumen

O presente trabalho visa descrever os elementos mesclados entre música e poesia do poema intitulado "Exposta" da escritora, poeta e slammer Mel Duarte (2019).  Os aspectos éticos e estilísticos que formam a obra em estado de descrição são ponto central de nossa abordagem, destacando a musicalidade como um dos tópicos fundamentais para compreensão do poema e dos seus sentidos.  Por meio de uma pesquisa qualitativa, com viés bibliográfico, reflexivo e crítico, utilizamos como pressupostos teóricos algumas contribuições de Taylor (2012),  Xavier (2007), Campos (2006), dentre outros autores.

Biografía del autor/a

Lílian Lima Gonçalves dos Prazeres, Universidade Federal do Sul da Bahia

Lílian Lima Gonçalves dos Prazeres é doutora em Letras. Participa do Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento (NETIR) e colabora com o Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural da Temática Indígena (CEPITI). É docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (UNEB – Campus X) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (UFSB).

Rafael dos Prazeres, Universidade Federal do Sul da Bahia

Rafael Alexandre Gomes dos Prazeresé Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) – Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas) – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutorando em Estado e Sociedade pela mesma Universidade - Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Literatura de Língua Inglesa (UNICID) e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (UFBA). Licenciado em Letras Língua/Literaturas Inglesa (UNEB) e Letras Língua/Literaturas Portuguesa (UESC).

Citas

ALCALDE, Emerson [Org.]. Empoderamento Feminino. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.

CAMPOS, Augusto. Poesia da Recusa. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CORTÊS, Cristiane. Diálogo sobre escrevivência e silêncio. In: CORTÊS, Cristiane; DUARTE, Constância; PEREIRA, Maria (org.). Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. Belo Horizonte: Idea, 2016.

CRENSHAW, Kimberlé Williams. Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence Against Women of Color. Disponível em: <https://www.racialequitytools.org/resourcefiles/mapping-margins.pdf>. Acesso em: 10/01/2019.

D’ALVA, Roberta Estrela. SLAM: voz do levante. Rebento, São Paulo, n. 10, p. 268-286, junho 2019. Disponível em: <https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/360>. Acesso: 07/02/2023.

DUARTE, Mel. Exposta. In: ALCALDE, Emerson [Org]. Empoderamento Feminino. São Paulo: Autonomia Literária, 2019, p. 104-105.

EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos (org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza edições, 2007, p. 16-21.

HOUAISS CONCISO. Instituto Antônio Houaiss [org]. Editor responsável Mauro de Salles Villar. São Paulo: Moderna, 2011.

LIMA, Juliana Domingos de. O que são slams e como eles estão popularizando a poesia. Nexo Jornal, 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/12/20/O-que-s%C3%A3o-slams-e-como-eles-est%C3%A3o-popularizando-a-poesia>. Acesso em: 20/05/2020.

LITERAFRO. Mel Duarte. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/1217-mel-duarte>. Acesso em: 20/05/2020.

NUNES, Davi. Banzo. 1ª edição. Salvador: Organismo Editora, 2020.

PERRINE, Laurence. Sound and Sense, An Introduction to Poetry. 5ª ed. Atlanta: Harcout Brace Jovanovich, 1977.

PIGNATARI, Décio. O que é Comunicação Poética. 8ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.

PRAZERES, Rafael Alexandre Gomes dos. Som e Silêncio dos versos: melopeia de Ezra Pound na poesia de Arnaldo Antunes. Dissertação (Mestrado em Letras). Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 200 f., 2016.

SITE OFICIAL. Mel Duarte Poesia. Disponível em: <https://www.melduartepoesia.com.br/>. Acesso em: 06/06/2020.

VIEIRA, Kauê. Mel Duarte rompe o silenciamento secular das minas negras: ‘Mulher bonita é que vai à luta!’. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2018/09/mel-duarte-rompe-o-silenciamento-secular-das-minas-negras-mulher-bonita-e-que-vai-a-luta/>. Acesso em: 06/06/2020.

TAYLOR, Diana. “Performance: Introducción”. In: ____. Acciones de Memoria: Performance, Historia y Trauma. Perú: Fondo Editorial de la Asamblea Nacional de Rectores, 2012. p. 07-19.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertorio: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2007.

Publicado

2023-06-08