A Aprendizagem da Travessia: Espaço do Leitor no Grande Sertão: Veredas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i44.36215

Palabras clave:

Espaço, Leitor, Grande Sertão, Veredas, Educação

Resumen

Este trabalho pretende apresentar um panorama da leitura no Brasil e os entraves educacionais do país que dificultam a formação do leitor literário. Diante disso, sob a Teoria da Recepção, é possível identificar os espaços do “leitor” na obra Grande Sertão: Veredas (1956) o qual deve reconhecer o espaço do narrador, da linguagem e da obra para ampliar sua leitura e se tornar um organizador dessas categorias. Logo, a obra de João Guimarães Rosa se apresenta como uma travessia viável para formação do Leitor.

Biografía del autor/a

Angelo Adriano Faria de Assis, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado IV da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na Graduação em História e como Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Pesquisador da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa. Membro da ABIL (Association of British and Irish Lusitanists). Presidente da Associação Nacional de História, seção Minas Gerais - Anpuh-MG, no biênio 2018-2020. Autor, entre outras obras, de João Nunes, um rabi escatológico na Nova Lusitânia: sociedade colonial e inquisição no nordeste quinhentista. São Paulo: Alameda, 2011; Macabeias da Colônia: Criptojudaísmo feminino na Bahia. São Paulo: Alameda Editorial, 2012, e, em co-organização, junto com Yllan de Mattos e Pollyanna Gouveia Muniz, de Edificar e Transgredir: Clero, Religiosidade e Inquisição no espaço ibero-americano (séculos XVI-XIX). 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

Clóvis França Magalhães, Universidade Federal de Viçosa

Possui mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-graduação (lato senso) em REVISÃO DE TEXTOS pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e LETRAS pela Universidade Vale do Rio Doce (2009). Atualmente, é professor concursado na rede estadual de educação de Minas Gerais e na rede particular de ensino.

Publicado

2020-11-02