A Aprendizagem da Travessia: Espaço do Leitor no Grande Sertão: Veredas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v24i44.36215

Mots-clés :

Espaço, Leitor, Grande Sertão, Veredas, Educação

Résumé

Este trabalho pretende apresentar um panorama da leitura no Brasil e os entraves educacionais do país que dificultam a formação do leitor literário. Diante disso, sob a Teoria da Recepção, é possível identificar os espaços do “leitor” na obra Grande Sertão: Veredas (1956) o qual deve reconhecer o espaço do narrador, da linguagem e da obra para ampliar sua leitura e se tornar um organizador dessas categorias. Logo, a obra de João Guimarães Rosa se apresenta como uma travessia viável para formação do Leitor.

Bibliographies de l'auteur

Angelo Adriano Faria de Assis, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado IV da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na Graduação em História e como Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Pesquisador da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa. Membro da ABIL (Association of British and Irish Lusitanists). Presidente da Associação Nacional de História, seção Minas Gerais - Anpuh-MG, no biênio 2018-2020. Autor, entre outras obras, de João Nunes, um rabi escatológico na Nova Lusitânia: sociedade colonial e inquisição no nordeste quinhentista. São Paulo: Alameda, 2011; Macabeias da Colônia: Criptojudaísmo feminino na Bahia. São Paulo: Alameda Editorial, 2012, e, em co-organização, junto com Yllan de Mattos e Pollyanna Gouveia Muniz, de Edificar e Transgredir: Clero, Religiosidade e Inquisição no espaço ibero-americano (séculos XVI-XIX). 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

Clóvis França Magalhães, Universidade Federal de Viçosa

Possui mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-graduação (lato senso) em REVISÃO DE TEXTOS pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e LETRAS pela Universidade Vale do Rio Doce (2009). Atualmente, é professor concursado na rede estadual de educação de Minas Gerais e na rede particular de ensino.

Téléchargements

Publiée

2020-11-02