Intelectual sem chão
os diários de Ricardo Lísias e Nuno Ramos
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.65168Palabras clave:
Literatura brasileira contemporânea, Bolsonarismo, Representações do intelectualResumen
O artigo reflete sobre as condições do indivíduo intelectual em meio à crise provocada pela afirmação do bolsonarismo no país, aproximando dois títulos: Diário da catástrofe brasileira, de Ricardo Lísias, e Fooquedeu, de Nuno Ramos. Ambos têm em comum a autodefinição como diários e assim implicam ideias de experiência cotidiana e autorrepresentação. Produzem desse modo um enquadramento em condições de figurar o trabalho intelectual para além das noções normativas que usualmente o conceituam. O interesse que os títulos despertam parece residir no modo como opõem à desorientação diante da crise representações que procuram formular, no interior mesmo do campo intelectual, a dificuldade de assimilação do novo momento histórico.
Citas
#eagoraoque. Direção: Jean-Claude Bernadet e Rubens Rewald. Produção: Confeitaria de Cinema, 2020.
KUCINSKI, Bernardo. A Nova Ordem. São Paulo: Alameda, 2019.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira – Ano 1: o inimaginável foi eleito. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2020.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira – Ano 2: um genocídio escancarado. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2021.
MORAES, Dênis de. Intelectuais em tempos de crise: a batalha das ideias, a democracia e o pluralismo. Canal do IEA-USP no YouTube, 26 de out. de 2022.
PINTO, Louis. Sociologia dos intelectuais. Tradução: Elisa Klüger. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2023.
PIRES, Paulo Roberto. Diante do fascismo: crônicas de um país à beira do abismo. São Paulo: Quatro Cinco Um, 2022.
RAMOS, Nuno. Fooquedeu: (um diário). São Paulo: Todavia, 2022.
RAMOS, Nuno. Verifique se o mesmo. São Paulo: Todavia, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Daniel R. Bonomo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).