Intelectual sem chão
os diários de Ricardo Lísias e Nuno Ramos
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.65168Mots-clés :
Literatura brasileira contemporânea, Bolsonarismo, Representações do intelectualRésumé
O artigo reflete sobre as condições do indivíduo intelectual em meio à crise provocada pela afirmação do bolsonarismo no país, aproximando dois títulos: Diário da catástrofe brasileira, de Ricardo Lísias, e Fooquedeu, de Nuno Ramos. Ambos têm em comum a autodefinição como diários e assim implicam ideias de experiência cotidiana e autorrepresentação. Produzem desse modo um enquadramento em condições de figurar o trabalho intelectual para além das noções normativas que usualmente o conceituam. O interesse que os títulos despertam parece residir no modo como opõem à desorientação diante da crise representações que procuram formular, no interior mesmo do campo intelectual, a dificuldade de assimilação do novo momento histórico.
Références
#eagoraoque. Direção: Jean-Claude Bernadet e Rubens Rewald. Produção: Confeitaria de Cinema, 2020.
KUCINSKI, Bernardo. A Nova Ordem. São Paulo: Alameda, 2019.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira – Ano 1: o inimaginável foi eleito. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2020.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira – Ano 2: um genocídio escancarado. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2021.
MORAES, Dênis de. Intelectuais em tempos de crise: a batalha das ideias, a democracia e o pluralismo. Canal do IEA-USP no YouTube, 26 de out. de 2022.
PINTO, Louis. Sociologia dos intelectuais. Tradução: Elisa Klüger. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2023.
PIRES, Paulo Roberto. Diante do fascismo: crônicas de um país à beira do abismo. São Paulo: Quatro Cinco Um, 2022.
RAMOS, Nuno. Fooquedeu: (um diário). São Paulo: Todavia, 2022.
RAMOS, Nuno. Verifique se o mesmo. São Paulo: Todavia, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Daniel R. Bonomo 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).