Inscrição e movimento: arte latino-americana contemporânea e redefinições do local a partir dos anos 1990
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v25i47.46410Mots-clés :
Espaço, Negociação, Local, MédiumRésumé
Este artigo investiga as estratégias pelas quais, a partir dos anos 1990, os trabalhos de alguns artistas latino-americanos, em sua relação com a alteridade, fazem todo um investimento no local e no particular que, no entanto, não se traduz em termos de uma identidade. A nosso ver, esse aspecto anda lado a lado com a maneira como os espaços físicos, afetivos, políticos e institucionais tornam-se a um só tempo objeto de discussão e parte constituinte das próprias obras, estas desprovidas de autonomia formal. Essas questões serão abordadas a partir de trabalhos escolhidos de Francis Alÿs, Paulo Nazareth, Regina Parra e Rosângela Rennó.
Références
ALYS, Francis. Relato de uma negociatión. Cidade do México: Instituto Nacional de Belas Artes y Literatura, 2015. Disponível em: <https://francisalys.com/>. Acesso em: 16 ago. 2021.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
ANJOS, Moacir dos. Contraditório: arte, globalização e pertencimento. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
BHABHA, Homi. Como o novo entra no mundo. In: _____. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BARTHES, Roland. Como viver junto: Simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BELLATIN, Mario. Cães Heróis. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.
BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
CANCLINI, Néstor. Artistas, Intermediários e Público: Inovar ou Democratizar? In: _____. Culturas Híbridas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1975.
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: _____. A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O anti-édipo. São Paulo: editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
FOSTER, Hal. An Archival impulse. October 110, Fall, p. 3-22, 2004.
FOSTER, Hal. O artista como etnógrafo; E o que aconteceu com o pós-modernismo? In: _____. O retorno do real. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
FOUCAULT, Michel. O enunciado e o arquivo. In: _____. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2020.
FOUCAULT, Michel. Direito de morte e poder sobre a vida. In: _____. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
GARRAMUÑO, Florencia. A experiência opaca: literatura e desencanto. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GIORGI, Gabriel. Formas comuns: animalidade, literatura, biopolítica. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
GUATTATI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 2012.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JAAR, Alfredo. A logo for America. Disponível em: <https://alfredojaar.net/projects/1987/a-logo-for-america-2/>. Acesso em: 18 ago. 2021.
JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 12, p. 16-26, 1985.
KHALILI, Bouchra. The Mapping Journey Project. Disponível em: <http://www.bouchrakhalili.com/the-mapping-journey-project/>. Acesso em: 18 ago. 2021.
KLINGER, Diana. Literatura e ética: Da forma para a força. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 128-137, 2008.
LADDAGA, Reinaldo. Algunas determinaciones del arte y las letras em años recientes. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Org.). Literatura e realidade(s). Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
LATOUR, Bruno. Politiques de la nature. Paris: La Découverte, 1999.
LATOUR, Bruno. Changer de société, refaire de la sociologie. Paris: La Découverte, 2005.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: Ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2013.
LATOUR, Bruno. Cogitamus: Seis cartas sobre as humanidades científicas. Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Editora 34, 2016.
LOPES, Denilson. Notas sobre crítica e paisagens transculturais. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Org.). Literatura e crítica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
LOPES, Diego Kern. Três leituras sobre o dissenso na arte pública – antagonismo, heterotopia e ficção. 22° Encontro Nacional Anpap: Ecossistemas Estéticos Belém-Pará, 15 a 20 de outubro, 2013.
LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
MACCHI, Jorge. Seascape. Disponível em: <https://www.jorgemacchi.com/es/obras/69/seascape>. Acesso em: 18 ago. 2021.
MARQUES, Reinaldo. Arquivos literários: teorias, histórias, desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
MARQUES, Reinaldo. Ficções do arquivo: o literário e o contemporâneo. In: COELHO, Haidée Ribeiro; VIEIRA, Elisa Amorim (Org.). Modos de arquivo: literatura, crítica, cultura. Rio de Janeiro: Batael, 2018.
MELENDI, Maria Angélica. Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
MORICONI, Ítalo. Literatura, meu fetiche. Recife: Cepe, 2020.
NASSAR, Emanuel. A poesia da gambiarra. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2004.
NAZARETH, Paulo. Arte contemporânea/LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.
NEUENSCHWANDER, Rivane. Quarta-feira de cinzas/Epilogue. Disponível em: . Acesso em: 06 mar 2019.
PARRA, Renina. As pérolas, como te escrevi; Sobre la mancha; 7.536 passos (Por uma geografia da proximidade). Disponível em: <https://vimeo.com/54327771>. Acesso em: 18 ago. 2021.
OSORIO, Luiz Camillo. Quem tem medo da curadoria? Da crítica às instituições a uma possível institucionalidade crítica. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMER, Karl Erik; SIMONI, Mariana (Org.). Literatura e artes na crítica contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.
PEDROSA, Celia; KLINGER, Diana [et al.]. Indicionário contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
RAMOS, Nuno. Ensaio geral: projetos, roteiros, ensaios, memórias. São Paulo: Globo, 2007.
RANCIÈRE, Jacques. O dissenso. In: _____. A crise da razão. Organização Adauto Novaes. São Paulo: Companhia das Letras; Brasília: Ministério da Cultura; Rio de Janeiro: Fundação Nacional da Arte, 1996.
RENNÓ, Rosângela. Série Imemorial. Disponível em: <http://www.rosangelarenno.com.br/obras/exibir/19/1>. Acesso em: 18 ago. 2021.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
ROLNIK, Suely. Avoiding false problems: politics of the fluid, hybrid, and flexible. E-flux journal, n. 25, p. 1-9, maio. 2011.
ROSAS, Ricardo. Alguns pontos para se pensar ume tecnologia recombinante. Revista Gambiarra, n. 1, ano 1, p. 19-26, 2008.
RUFFEL, Lionel. Les mondes du contemporain. Lonrai: Éditions Verdier, 2016.
SANTIAGO, Silviano. Permanência do discurso da tradição no modernismo. In:_____; BORNHEIM, Gerd et al. Cultura brasileira: Tradição/contradição. Rio de Janeiro: Zahar, FUNARTE, 1987.
SANTIAGO, Silviano. Em liberdade. Rio de Janeiro, 1994.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: _____. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SANTOS, Roberto Corrêa dos; REZENDE, Renato. No contemporâneo: arte e escritura expandidas. Rio de Janeiro: Editora Circuito: FAPERJ, 2011.
SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze, cartografias do estilo: assignificante, intensivo, impessoal. Artefilosofia – Revista do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP, Ouro Preto, n. 9, p. 20-34, out. 2010.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Vida e morte da imagem. In:_____; KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia (Org.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SOUZA, Eneida Maria de. Tempo de pós-crítica. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2012.
SPERANZA, Graciela. Atlas Portátil de la América Latina. Editorial Anagrama, formato digital Kindle, 2012.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, Rio de Janeiro, n. 18, p. 225-254, set. 2004.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze e a questão da literalidade. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1309-1321, set./dez. 2015.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).