Inscrição e movimento: arte latino-americana contemporânea e redefinições do local a partir dos anos 1990

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v25i47.46410

Palavras-chave:

Espaço, Negociação, Local, Médium

Resumo

Este artigo investiga as estratégias pelas quais, a partir dos anos 1990, os trabalhos de alguns artistas latino-americanos, em sua relação com a alteridade, fazem todo um investimento no local e no particular que, no entanto, não se traduz em termos de uma identidade. A nosso ver, esse aspecto anda lado a lado com a maneira como os espaços físicos, afetivos, políticos e institucionais tornam-se a um só tempo objeto de discussão e parte constituinte das próprias obras, estas desprovidas de autonomia formal. Essas questões serão abordadas a partir de trabalhos escolhidos de Francis Alÿs, Paulo Nazareth, Regina Parra e Rosângela Rennó.

Biografia do Autor

Rafael Meire, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Universidade de Nanterre, França, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Capes/PDSE). Mestre em Letras pela mesma instituição, na qual também se especializou em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo. Graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense e em Educação Artística (habilitação em Música) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do curso de extensão Escrever Resistências (cce/PUC-Rio) entre 2018 e 2019. Professor-colaborador no curso de Pós-Graduação em Escrita Criativa do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE), responsável pelo módulo Tendências da Literatura Brasileira Contemporânea (2020). Transita entre a crítica e a teoria literárias, a filosofia contemporânea e os estudos culturais, com investigações que problematizam as relações entre linguagem, arte, política e representação na contemporaneidade. Possui afinidade com a obra de Machado de Assis, em relação à qual tem proposto visadas teórico-críticas em perspectiva pós-humanista. Atua, também, como tradutor do francês.

Referências

ALYS, Francis. Relato de uma negociatión. Cidade do México: Instituto Nacional de Belas Artes y Literatura, 2015. Disponível em: <https://francisalys.com/>. Acesso em: 16 ago. 2021.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

ANJOS, Moacir dos. Contraditório: arte, globalização e pertencimento. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

BHABHA, Homi. Como o novo entra no mundo. In: _____. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BARTHES, Roland. Como viver junto: Simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BELLATIN, Mario. Cães Heróis. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.

BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

CANCLINI, Néstor. Artistas, Intermediários e Público: Inovar ou Democratizar? In: _____. Culturas Híbridas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1975.

CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: _____. A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O anti-édipo. São Paulo: editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

FOSTER, Hal. An Archival impulse. October 110, Fall, p. 3-22, 2004.

FOSTER, Hal. O artista como etnógrafo; E o que aconteceu com o pós-modernismo? In: _____. O retorno do real. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FOUCAULT, Michel. O enunciado e o arquivo. In: _____. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2020.

FOUCAULT, Michel. Direito de morte e poder sobre a vida. In: _____. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GARRAMUÑO, Florencia. A experiência opaca: literatura e desencanto. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

GIORGI, Gabriel. Formas comuns: animalidade, literatura, biopolítica. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

GUATTATI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 2012.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JAAR, Alfredo. A logo for America. Disponível em: <https://alfredojaar.net/projects/1987/a-logo-for-america-2/>. Acesso em: 18 ago. 2021.

JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 12, p. 16-26, 1985.

KHALILI, Bouchra. The Mapping Journey Project. Disponível em: <http://www.bouchrakhalili.com/the-mapping-journey-project/>. Acesso em: 18 ago. 2021.

KLINGER, Diana. Literatura e ética: Da forma para a força. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 128-137, 2008.

LADDAGA, Reinaldo. Algunas determinaciones del arte y las letras em años recientes. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Org.). Literatura e realidade(s). Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

LATOUR, Bruno. Politiques de la nature. Paris: La Découverte, 1999.

LATOUR, Bruno. Changer de société, refaire de la sociologie. Paris: La Découverte, 2005.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: Ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2013.

LATOUR, Bruno. Cogitamus: Seis cartas sobre as humanidades científicas. Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Editora 34, 2016.

LOPES, Denilson. Notas sobre crítica e paisagens transculturais. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Org.). Literatura e crítica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

LOPES, Diego Kern. Três leituras sobre o dissenso na arte pública – antagonismo, heterotopia e ficção. 22° Encontro Nacional Anpap: Ecossistemas Estéticos Belém-Pará, 15 a 20 de outubro, 2013.

LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

MACCHI, Jorge. Seascape. Disponível em: <https://www.jorgemacchi.com/es/obras/69/seascape>. Acesso em: 18 ago. 2021.

MARQUES, Reinaldo. Arquivos literários: teorias, histórias, desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

MARQUES, Reinaldo. Ficções do arquivo: o literário e o contemporâneo. In: COELHO, Haidée Ribeiro; VIEIRA, Elisa Amorim (Org.). Modos de arquivo: literatura, crítica, cultura. Rio de Janeiro: Batael, 2018.

MELENDI, Maria Angélica. Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

MORICONI, Ítalo. Literatura, meu fetiche. Recife: Cepe, 2020.

NASSAR, Emanuel. A poesia da gambiarra. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2004.

NAZARETH, Paulo. Arte contemporânea/LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

NEUENSCHWANDER, Rivane. Quarta-feira de cinzas/Epilogue. Disponível em: . Acesso em: 06 mar 2019.

PARRA, Renina. As pérolas, como te escrevi; Sobre la mancha; 7.536 passos (Por uma geografia da proximidade). Disponível em: <https://vimeo.com/54327771>. Acesso em: 18 ago. 2021.

OSORIO, Luiz Camillo. Quem tem medo da curadoria? Da crítica às instituições a uma possível institucionalidade crítica. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMER, Karl Erik; SIMONI, Mariana (Org.). Literatura e artes na crítica contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.

PEDROSA, Celia; KLINGER, Diana [et al.]. Indicionário contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

RAMOS, Nuno. Ensaio geral: projetos, roteiros, ensaios, memórias. São Paulo: Globo, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O dissenso. In: _____. A crise da razão. Organização Adauto Novaes. São Paulo: Companhia das Letras; Brasília: Ministério da Cultura; Rio de Janeiro: Fundação Nacional da Arte, 1996.

RENNÓ, Rosângela. Série Imemorial. Disponível em: <http://www.rosangelarenno.com.br/obras/exibir/19/1>. Acesso em: 18 ago. 2021.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

ROLNIK, Suely. Avoiding false problems: politics of the fluid, hybrid, and flexible. E-flux journal, n. 25, p. 1-9, maio. 2011.

ROSAS, Ricardo. Alguns pontos para se pensar ume tecnologia recombinante. Revista Gambiarra, n. 1, ano 1, p. 19-26, 2008.

RUFFEL, Lionel. Les mondes du contemporain. Lonrai: Éditions Verdier, 2016.

SANTIAGO, Silviano. Permanência do discurso da tradição no modernismo. In:_____; BORNHEIM, Gerd et al. Cultura brasileira: Tradição/contradição. Rio de Janeiro: Zahar, FUNARTE, 1987.

SANTIAGO, Silviano. Em liberdade. Rio de Janeiro, 1994.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: _____. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

SANTOS, Roberto Corrêa dos; REZENDE, Renato. No contemporâneo: arte e escritura expandidas. Rio de Janeiro: Editora Circuito: FAPERJ, 2011.

SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze, cartografias do estilo: assignificante, intensivo, impessoal. Artefilosofia – Revista do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP, Ouro Preto, n. 9, p. 20-34, out. 2010.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Vida e morte da imagem. In:_____; KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia (Org.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

SOUZA, Eneida Maria de. Tempo de pós-crítica. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2012.

SPERANZA, Graciela. Atlas Portátil de la América Latina. Editorial Anagrama, formato digital Kindle, 2012.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, Rio de Janeiro, n. 18, p. 225-254, set. 2004.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze e a questão da literalidade. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1309-1321, set./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-20