1.1 Mãos que (não) tocam, seiva e resíduo: Da imagem em Jean-Luc Nancy e Giuseppe Penone

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61166

Mots-clés :

Jean-Luc Nancy, Giuseppe Penone, imagem, toucher, Jacques Derrida

Résumé

Esse texto parte do vínculo, ressaltado por Jean-Luc Nancy em algumas de suas obras (Le poids d’une pensée; Corpus; dentre outras), entre pensamento, imagem e corpo. Em seguida, são tematizadas suas ponderações acerca das condições peculiares de corpos e do tocar (toucher) que, figurados em imagens (pinturas e gravuras), apresentam o motivo do Noli me tangere (Não me toque) em sua obra homônima. Num segundo momento, esse texto se volta a obras do artista plástico Giuseppe Penone, nas quais o trabalho não figurativo a partir de impressões e rastros implica uma remissão mais acentuada a gestos de mãos não mais presentes. O pensamento de Nancy e o de Jacques Derrida, cuja intertextualidade foi especialmente sublinhada por este no livro Le toucher: Jean Luc Nancy, propiciarão uma aproximação da obra de Penone; esta, por sua vez, permitirá reler, através de um “desvio textual”, alguns passos de pensamento de Nancy.

Biographie de l'auteur-e

Alice Mara Serra, Departamento de filosofia, UFMG, Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Doutora em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha. Atua na área de filosofia contemporânea francesa e alemã. É "pesquisadora experiente" (experience researcher) pelas Fundações Alexander von Humboldt e CAPES, com estadias de pesquisa na Freie Universität Berlin, École Normale Supérieure de Paris etc.

Références

ALLOA, Emmanuel. Anthropologiser le visuel? In: ALLOA, Emmanuel (Éd.). Penser l’image II: Antropologies du visuel. Dijon: Les Presses du réel, 2015, p. 5-41.

BELTING, Hans. Bildanthropologie: Entwürfe für eine Bildwissenschaft. München: Wilhelm Fink, 2001.

BOEHM, Gottfried. Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica. Trad. Carla Rodrigues. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Trad. C. Rodrigues (coord.), F. Fragozo, A. Serra, M. Poyares. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

DAMISCH, Hubert. L’origine de la perspective. Paris: Flammarion, 1987. DAMISCH, Hubert. Traité du trait: Tratactus tractus. Paris: Édition de la Réunion des musées nationaux, 1995.

DASTUR, Françoise. L’approche du problème de l’imagination. In: BENOIST, Jocelyn (Éd.). Husserl. Paris: Cerf, 2008.

DERRIDA, Jacques. La différance. In: DERRIDA, Jacques. Marges de la philosophie. Paris: Minuit, 1972.

DERRIDA, Jacques. Le parergon. In: DERRIDA, Jacques. La vérité en peinture. Paris: Flammarion, 1978, p. 44-94.

DERRIDA, Jacques. Le toucher, Jean-Luc Nancy. Paris: Galilée, 2000.

DERRIDA, Jacques. L’animal que donc je suis (à suivre). In: DERRIDA, Jacques. L’animal que donc je suis. Paris: Galilée, 2006, p. 15-162.

DERRIDA, Jacques. Mémoires d’aveugle: l’autoportrait et autres ruines. Paris: Éditions de la Réunion des musées nationaux, 1990.

ESPINET, David. Appräsentation. In: GANDER, Hans-Helmuth. (Ed.). Husserl-Lexikon. Darmstadt: WGB, 2010.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Trad. F. Castilho. Unicamp: Editora da Unicamp/ Petrópolis: Vozes, 2012.

HUSSERL, Edmund. HUA IV: Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Zweites Buch. Haag: Martinus Nijhoff, 1952.

HUSSERL, Edmund. Cartesianische Mediationen. In: HUSSERL, Edmund. HUA I: Cartesianische Meditationen und Pariser Vorträge. Hrsg. S. Strasser. 2. Auf. Haag: Martinus Nijhoff, 1973.

HUSSERL, Edmund. HUA XIX/1: Logische Untersuchungen: Untersuchungen zur Phänomenologie und Theorie der Erkenntnis. Hrsg. von U. Panzer. The Hague: Martinus Nijhoff, 1984.

JONAS, Hans. La liberté par l’image. Homo pictor et la différence de l’homme. Trad. E. Alloa. In: ALLOA, Emmanuel (Éd.). Penser l’image II: Antropologies du visuel. Dijon: Les presses du réel, 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1964. MINSSIEUX-CHAMONARD, Marie; POCHEAU-LESTEVEN, Cécile. Giuseppe Penone Sève et pensée. Paris: BNF, 2021.

MITCHELL, W. J. T. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago/London: Univ. Chicago Press, 1986.

MONDZAIN, M.-J. A imagem entre proveniência e destinação. Trad. C. Rodrigues. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Trad. C. Rodrigues (coord.), F. Fragozo, Serra, M. Poyares. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 39-53.

NANCY, Jean-Luc. Corpus. 2e. éd. Paris: Métailié, 2000.

NANCY, Jean-Luc. Noli me tangere. Paris: Bayard, 2003.

NANCY, Jean-Luc. Le poids d’une pensée, l’approche. Strasbourg: La Phocide, 2008. NANCY, Jean-Luc. Le plaisir du dessin. Paris: Galilée, 2009.

NANCY, Jean-Luc. Imagem, mímesis & méthexis. Trad. C. Rodrigues. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Trad. C. Rodrigues (coord.), F. Fragozo, A. Serra, M. Poyares. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SARTRE, Jean-Paul. L’imaginaire: Psychologie phénoménologique de l’imagination. Paris: Gallimard, 1986.

SERRA, Alice M. Image et structuration minimale chez Derrida, Deleuze et Didi- Huberman. La Part de l'Œil, Bruxelles, v. 32, 2018.

SERRA, Alice M. Variations circonstancielles: différenciation de l’autre chez les Amérindiens. Études phénoménologiques, Leuven, vol. 5, 2021.

SERRA, Alice M. Virada icônica e Fenomenologia da consciência de imagem: considerações em retorno às análises de Edmund Husserl e sua faceta semiótica. Kriterion, Belo Horizonte, v. 151, p. 215-236, 2022.

STOICHITA, Victor. I. Brève histoire de l’ombre. Genève: Droz, 2019.

Links das imagens mencionadas:

<https://www.metmuseum.org/art/collection/search/387431>. Acesso em: 09 jan. 2023.

<https://www.rct.uk/collection/404816/christ-and-st-mary-magdalen-at-the-tomb>. Acesso em: 09 jan. 2023.

<https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/titian-noli-me-tangere>. Acesso em: 09 jan. 2023.

<https://www.akg-images.co.uk/archive/Christ-appears-to-Mary-Magdalene- 2UMDHUF7QCE5.html>. Acesso em: 09 jan. 2023.

<http://collections.chateauversailles.fr/#d382026a-7cf3-441e-85a5-bc1c843cbb4e>. Acesso em: 11 jan. 2023.

<https://www.hominides.com/art-prehistorique/main-prehistoire/>. Acesso em: 26 jan. 2023.

Links dos filmes mencionados:

DURAS, Marguerite (Dir.). Les mains negatives (1979). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QxNuUCXW3mQ>. Acesso em: 10 jan. 2023 .

FATHY, Safaa. D’ailleurs. France: Arte, 2000. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JMQDUrQ6ctM>. Acesso em: 16 jan. 2023.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-29