1.1 Mãos que (não) tocam, seiva e resíduo: Da imagem em Jean-Luc Nancy e Giuseppe Penone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61166

Palavras-chave:

Jean-Luc Nancy, Giuseppe Penone, imagem, toucher, Jacques Derrida

Resumo

Esse texto parte do vínculo, ressaltado por Jean-Luc Nancy em algumas de suas obras (Le poids d’une pensée; Corpus; dentre outras), entre pensamento, imagem e corpo. Em seguida, são tematizadas suas ponderações acerca das condições peculiares de corpos e do tocar (toucher) que, figurados em imagens (pinturas e gravuras), apresentam o motivo do Noli me tangere (Não me toque) em sua obra homônima. Num segundo momento, esse texto se volta a obras do artista plástico Giuseppe Penone, nas quais o trabalho não figurativo a partir de impressões e rastros implica uma remissão mais acentuada a gestos de mãos não mais presentes. O pensamento de Nancy e o de Jacques Derrida, cuja intertextualidade foi especialmente sublinhada por este no livro Le toucher: Jean Luc Nancy, propiciarão uma aproximação da obra de Penone; esta, por sua vez, permitirá reler, através de um “desvio textual”, alguns passos de pensamento de Nancy.

Biografia do Autor

Alice Mara Serra, Departamento de filosofia, UFMG, Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Doutora em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha. Atua na área de filosofia contemporânea francesa e alemã. É "pesquisadora experiente" (experience researcher) pelas Fundações Alexander von Humboldt e CAPES, com estadias de pesquisa na Freie Universität Berlin, École Normale Supérieure de Paris etc.

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Publicado

2023-09-29