A mística da geração beat contra a falência da modernidade: Quem salvará a América?

Auteurs-es

  • Sandra Luna Universidade Federal da Paraíba
  • Klara Schenkel Universidade Federal da Paraíba

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v19i31.9695

Mots-clés :

Beat Generation, Gnosticismo, Budismo Tibetano, Mística, Literatura

Résumé

Nos Estados Unidos do pós-guerra, a afirmação do capital consolidou uma cultura hegemônica, consumista, individualista, dessacralizada. Em reação ao establishment, a Beat Generation, um grupo de jovens poetas, inaugura uma nova estética pautada na transgressão. Peregrinos em busca de
alimento espiritual numa “Terra Devastada”, percorreram as estradas do país, enquanto buscavam na mística a “salvação” possível. Este estudo examina a influência do Gnosticismo e do Budismo Tibetano na Beatitude.

Abstract: In the USA, after the Second World War, the rise of capitalism consolidated an hegemonic, individualistic, materialistic, desacralized culture. Reacting against the Establishment, the Beat Generation, a group of young poets, ventures on a new aesthetics. Pilgrims in search for spiritual comfort in a “Wasteland”, they travelled the country's roads, as they reached for “salvation” in mystic experiences. This study examines the influence of Gnostcism and Tibetan Buddhism in their Beatattitude.
Key-words: Beat Generation; Gnostcism; Tibetan Buddhism; Mystics; Literature and Mystics

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Luna, Universidade Federal da Paraíba

Sandra Luna é Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Tem Doutorado e Pós-Doutorado em Teoria e História Literária (UNICAMP), Mestrado em Literatura Anglo-Americana (UFPB) e Graduação em Letras - Inglês, Francês e Português (UFPB).

Klara Schenkel, Universidade Federal da Paraíba

Klara Schenkel possui Graduação em Letras e Mestrado em Linguística pela UNICAMP, sendo também Mestre em Ciências das Religiões (UFPB) e Doutoranda em Letras (UFPB).

Publié-e

2017-04-09