Políticas do teatro pós-dramático

Auteurs-es

  • Olivier Neveux Université Lyon 2/ ENSATT

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v18i30.9746

Mots-clés :

teatro político, pós-modernismo, o teatro pós-dramático, Lehman, Jameson

Résumé

A partir das investigações de Hans-Thies Lehman e Frederic Jameson este artigo trata de refletir sobre as disputas políticas que a ideologia pós-modernista e as estéticas pós-dramáticas impõem às formas teatrais contemporâneas. Toma-se por corpus as teatralidades europeias e reflete sobre as mutações (militantes, afetivas etc.) que resultam dessa mudança de período assim como que formas pode em consequência assumir — ou, antes, não assumir — as obras que cuidam de manter viva qualquer dissidência.

Biographie de l'auteur-e

Olivier Neveux, Université Lyon 2/ ENSATT

Olivier Neveux
É professor de história e estética do teatro na Universidade de Lyon 2. Leciona na Escola Nacional Superior de Artes e Técnicas do Teatro
(ENSATT) e na Escola Superior de Arte Dramática da Comédie de Saint-Étienne. Editor da revista Théâtre / Public, ele é o autor, entre outros, de Teatros em luta. O teatro ativista na França desde os anos 1960 até hoje (La Découverte, 2007) e As políticas de espectador. As apostas teatro político hoje (La Découverte, 2013).

Publié-e

2017-04-12