Gênero do discurso conto de fadas - Leitura e escrita na educação infantil

Auteurs

  • Jucenilton Alves dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Aparecida Pacheco Gusmão Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v22i37.21681

Mots-clés :

Estórias, Leitura, Escrita, Contos de Fadas

Résumé

A importância de oferecer às crianças contos com diferentes modelos, de forma contextualizada nos processos de leitura e escrita é bastante peculiar e necessário. Contar e ouvir estórias são atividades mais antigas do homem e desenvolve o prazer pela leitura a partir da imaginação. Pessoas de todas as condições socioculturais têm prazer de ouvir e contar estórias. O presente artigo possibilita ao leitor a compreender a importância do estímulo do gosto e o prazer pelos contos de fadas em nossas crianças, uma vez que eles permitem que elas se acostumem com os conflitos que vivenciam.


The importance of offering children stories with different models, contextualized in the processes of reading and writing is quite peculiar and necessary. Telling and listening to stories are man's oldest activities and develops pleasure by reading from the imagination. People of all sociocultural conditions are pleased to hear and tell stories. This article enables the reader to understand the importance of stimulating taste and pleasure for fairy tales in our children as they allow them to become accustomed to the conflicts they experience.

Bibliographies de l'auteur

Jucenilton Alves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Atualmente é Coordenador Técnico Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itiruçu/BA.

Maria Aparecida Pacheco Gusmão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB.

Publiée

2018-12-05