Oficinas de escrita

entre laboratórios do comum e textualidades experimentais – Apresentação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v29i57.67535

Mots-clés :

Oficinas, Escrita criativa

Résumé

O dossiê celebra os vinte anos da edição da Terceira Margem dedicada às oficinas de escrita, retomando o tema e refletindo sobre sua situação no cenário contemporâneo. Ao longo dessas duas décadas, as oficinas mudaram consideravelmente, passando a abranger não apenas os modelos de escrita criativa e a experiência com restrições autoimpostas, mas também uma rica diversidade de espaços experimentais de criação textual. Esses espaços têm contribuído para a reconfiguração das noções de “comum” e de “comunidade”, e seus contextos se expandem para além dos cursos universitários, englobando desde as salas de aula do ensino básico até grupos de trabalho em tradução, comunidades de poesia falada e redes virtuais dedicadas à produção e troca de textos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Laboratório da Palavra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

O laboratório da palavra (PACC-UFRJ) é um espaço de pesquisa e desenvolvimento localizado na Faculdade de Letras da UFRJ. Sua missão é explorar a relação entre humanidades e cultura contemporânea, ampliando o repertório técnico, tecnológico e teórico ao dispôr da comunidade acadêmica em suas atividades críticas, de ensino ou de criação. Especialmente, no laboratório são testadas as fronteiras -- mais porosas do que rígidas -- entre uma ética muito antiga do trabalho intelectual, seja em seu aspecto crítico, seja criativo, e o "nó" tecnológico que a cultura digital e as novas formas de sociabilidade impuseram a essa ética.

Ana Luiza Rigueto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no PPG em Ciência da Literatura, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Pesquisa poesia contemporânea, criação e cultura midiática. No mestrado, pesquisou erotismo e jogo em Adília Lopes. Integra o PACC/UFRJ.

Eduardo Coelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Vernáculas e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literautra) da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador-geral do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC, onde coordena com Luciana di Leone o Laboratório da Palavra, um projeto de pesquisa e extensão.

Filipe Manzoni , Universidade Federal do Rio de Janeiro

É pós-doutorando no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua com o projeto “Comunidades estéticas na poesia brasileira contemporânea: materialidades e políticas da literatura”, financiado pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Processo SEI 260003/019557/2022.

Luciana di Leone , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Teoria Literária da UFRJ. Bolsista de produtividade do CNPq com pesquisa sobre a relação da poesia latino-americana e o trabalho, no começo do século XX. Publicou os livros Ana C.: as tramas da consagração (2008) e Poesia e escolhas afetivas: escritura e edição de poesia contemporânea (2015). Co-coordena o Laboratório de Teorias e Práticas Feministas (PACC- UFRJ).

Julya Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É formada em letras pela Universidade Federal Fluminense e mestra em Estudos de Literatura pela mesma instituição. Entre 2016 e 2018, construiu a muitas mãos a Oficina Experimental de Poesia, coletivo artístico-pedagógico que atuava no Méier, Rio de Janeiro, interessado na criação de dispositivos de escrita e nos estudos de poesia, principalmente contemporânea. Fez parte do conselho editorial da Garupa, revista voltada também para o mapeamento de poesia contemporânea e outras artes, entre 2017 e 2020. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura (UFRJ), com pesquisa dedicada à organização e teorização dessa experiência na Oficina Experimental de Poesia.

Références

.

Téléchargements

Publiée

2025-04-09