Imagens da história a contrapelo
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v12i18.11070Abstract
Tautologia e revelação, as fotografias sempre se ressignificam fora de contexto. Entretanto, a visão sobre elas perde a passividade na medida em que se conhecem as suas condições de produção. A partir dos poemas “Os mortosde sobrecasaca” e “Retrato de família”, talvez se possa afirmar que haja uma apropriação do mecanismo técnico da produção de imagens no procedimento poético de Carlos Drummond. Não é novidade falar da importância do olhar
como metáfora na sua poesia, o que se acredita novo é ver a dinâmica dessa metáfora na sua forma poética, principalmente através do recurso do enquadramento e do zoom de que se vale o poeta, por exemplo, na análise do retrato familiar. “Arrancar a tradição do conformismo” e “escovar a história a contrapelo” são duas das teses sobre o conceito da história formuladas
por Benjamin em 1940, no mesmo momento em que o conformismo fascista arrancava da tradição o direito de uma outra história ser escrita. Havia uma disposição revolucionária até a década de quarenta e é nesta época que Drummond publica Sentimento do mundo e Rosa do povo onde estão os dois poemas analisados. A crença na revelação de uma outra história e a
certeza da necessidade de disposição revolucionária no esforço revelador justificam o procedimento poético sugerido na sua poesia.
##submission.downloads##
Pubblicato
2017-06-29
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).