Triste Bahia: Caetano Veloso e o caso Gregório De Matos

Autori

  • Rafael Julião Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v21i36.17831

Parole chiave:

Caetano Veloso, Gregório de Matos, tropicalismo

Abstract

O objetivo do presente artigo é refletir sobre as relações entre Caetano Veloso e Gregório de Matos, a partir da canção “Triste Bahia” do disco Transa, de 1972. A incorporação do poeta pelo compositor revela importantes questões sobre a representação da Bahia e do Brasil, como também questões estéticas relacionadas à antropofagia de Oswald de Andrade.


Abstract: The aim of this article is to reflect on the relations between Caetano Veloso and Gregório de Matos, from the song “Triste Bahia”. The intertextuality between the composer and the poet reveals important questions about the representation of Bahia and Brazil, but also of aesthetic issues, related to the anthropophagy of Oswald de Andrade.
Keywords: Caetano Veloso; Gregório de Matos; tropicalism


Biografia autore

Rafael Julião, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ. Concluiu o mestrado em 2010 (sobre a obra do compositor Cazuza) e o doutorado em 2016 (sobre o livro
Verdade tropical de Caetano Veloso). Entre essas duas pesquisas, concluiu em 2011 sua pós-graduação em História do Rio de Janeiro na Universidade
Federal Fluminense. Atualmente, é professor de Literatura Brasileira da UFRJ e atua como coordenador do Núcleo de Estudos da Canção, que integra o Polo
de Arte e Cultura Contemporânea da mesma instituição.

Pubblicato

2018-05-21

Fascicolo

Sezione

Artigos