O abismo social brasileiro no teatro de Nelson Rodrigues

Autori

  • Adriano de Paula Rabelo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v23i39.23126

Parole chiave:

Nelson Rodrigues, estratificação social, Brasil, ordem e desordem

Abstract

Em sua obra teatral, Nelson Rodrigues expõe criticamente as relações de classe no Brasil como pano de fundo para os conflitos entre a desordem interna de seus personagens e a ordem social em que estão inseridos, tema constante de seus trabalhos. Este artigo focaliza como se dão essas relações de classe em sua obra dramática, explorando cinco aspectos significativos: as profissões, os lugares, a relação entre ricos e pobres, a relação entre brancos e negros, o sexo e o dinheiro como agentes de corrupção de todas as classes.

Biografia autore

Adriano de Paula Rabelo, Universidade Federal de Minas Gerais

- Professor de Literatura na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais;

- Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo;

- Pós-doutor em Teoria Literária pela Universidade de Campinas.

Pubblicato

2019-04-10

Fascicolo

Sezione

Artigos