Sergei Eisenstein e Siegfried Kracauer. Visões complementares sobre a representação da realidade no cinema
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v19i32.10265Palavras-chave:
Cinema, Teoria do filme, Representação da realidade, S. KracauerResumo
Resumo: Este trabalho parte de uma perspectiva comparativa entre os teóricos Sergei Eisenstein e Sigrefied Kracauer para discutir as diferentes maneiras de se representar a realidade na estética cinematográfica. Através de uma visão complementar entre a obra Teoria do filme (1960), do pensador alemão, e O sentido do filme (1942), do soviético, apresentaremos os diferentes pressupostos que embasam a ideia de cinema, defendendo que a interlocução entre esses estudiosos se faz necessária para alicerçar o debate sobre forma estética e processo histórico-social.
Abstract: This paper presents a comparative perspective between the theorists Sergei Eisenstein and Sigrefied Kracauer to discuss the different manners to represent reality in the cinematographic aesthetic. Through a complementary view between the books Theory of film (1960), by the German philosopher, and The film sense (1942), by the soviet, we will present the different assumptions that underpin the cinema conception, defending the interlocution between these authors is necessary to build the debate about aesthetic form and historic-social process.
Keywords: Cinema; Film theory; Reality representation.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).