O lugar da educação no pensamento de Espinosa ou de como pensar um éthos pedagógico inspirado em sua filosofia

Autores/as

  • Luiz Renato Paquiela Givigi SME-RJ. Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro UNESA. Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v16i2.55729

Palabras clave:

Espinosa, Educação, Psicologia, Ética.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre o pensamento do filósofo holandês Bento de Espinosa (1632-1677) e o tema da educação, vinculação esta pouco explorada quando comparada a outros pensadores clássicos da história da filosofia. Espinosa não possui uma teoria sobre a educação, no sentido pedagógico tradicional. Busca-se, deste modo, e dentro dos limites deste texto, analisar tanto o lugar quanto a importância da educação em sua filosofia, levantando algumas pistas para se pensar um éthos pedagógico inspirado em sua obra. A hipótese central de nossa argumentação é a de que o educar não apenas ocupa um lugar de destaque em sua filosofia como é inseparável daquilo que o autor propõe como itinerário para uma vida racional, ou da busca por aquilo que nos é mais útil.

Biografía del autor/a

Luiz Renato Paquiela Givigi, SME-RJ. Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro UNESA. Universidade Estácio de Sá

Psicólogo escolar na SME-RJ. Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro
Professor de psicologia na UNESA. Universidade Estácio de Sá

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Publicado

2023-09-04