O lugar da educação no pensamento de Espinosa ou de como pensar um éthos pedagógico inspirado em sua filosofia
DOI :
https://doi.org/10.59488/tragica.v16i2.55729Mots-clés :
Espinosa, Educação, Psicologia, Ética.Résumé
Este trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre o pensamento do filósofo holandês Bento de Espinosa (1632-1677) e o tema da educação, vinculação esta pouco explorada quando comparada a outros pensadores clássicos da história da filosofia. Espinosa não possui uma teoria sobre a educação, no sentido pedagógico tradicional. Busca-se, deste modo, e dentro dos limites deste texto, analisar tanto o lugar quanto a importância da educação em sua filosofia, levantando algumas pistas para se pensar um éthos pedagógico inspirado em sua obra. A hipótese central de nossa argumentação é a de que o educar não apenas ocupa um lugar de destaque em sua filosofia como é inseparável daquilo que o autor propõe como itinerário para uma vida racional, ou da busca por aquilo que nos é mais útil.
Références
Clastres, P. Arqueologia da violência: Pesquisas de antropologia política. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora Cosac & Naify, 2004.
Deleuze, G. Cursos sobre Spinoza (vincennes, 1978-1981). Tradução Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Hélio Rebello Cardoso Junior. Coleção Argentum Nostrum. 2° edição. Fortaleza: Ed. UECE. 2009
Deleuze, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Ed. Escuta, 2002.
Deleuze, G.; Parnet, C. Diálogos. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.
Espinosa, B. Tratado da Reforma da Inteligência. Tradução, introdução e notas de Lívio Teixeira. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2004.
Espinosa, B. Tratado Político. Tradução Diogo Pires Aurélio; revisão Homero Santiago. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.
Foucault M. Ética, sexualidade e política. Ditos e Escritos; Vol. V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
Givigi, L. R. P. Espinosa educador: pistas para uma pedagogia política da multidão – Fortaleza, CE: EdUECE, Coleção Argentum Nostrum, 2022.
Jaquet, C. A unidade do corpo e da mente: afetos, ações e paixões em Espinosa. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2011.
Negri, A. A anomalia selvagem: poder e potência em Spinoza. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
Nietzsche, F. “Carta de Nietzsche a Overbeck”. In: Martins, A. (org.). O mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Rancière, J. O mestre ignorante: cinco lições de emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Santiago, H.S. e Oliveira, F. B. “Educação e Infância em Espinosa”. In: Filosofia e Educação, Dossiê Espinosa. Campinas-SP: Revista eletrônica da Unicamp. V. 5, n° 1, 2013.
Spinosa, B. Obra completa II: correspondência completa e vida. J. Guinsburg, Newton Cunha e Roberto Romano (Orgs.). 1° ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Spinoza, B. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu – Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2009.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs préservent les droits d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Cette licence permet à des tiers de remixer, d'adapter et de créer à partir du travail publié, en attribuant le crédit d'auteur et la première publication dans cette revue. Les auteurs sont autorisés à accepter des contrats supplémentaires séparément pour la distribution non exclusive de la version du travail publié dans cette revue (par exemple, publier dans un référentiel institutionnel, sur un site personnel, publier une traduction ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue.