Resumo
O presente ensaio aborda o processo histórico que possibilitou a incorporação do Circo como conteúdo da Educação Física na Educação Básica. Apresentaremos primeiramente uma reflexão sobre a relação entre o Circo e a ginástica no século XIX. Em seguida discutiremos a capitalização dos espetáculos circenses, quando o convívio intergeracional se tornou insuficiente para a transmissão e elaboração dos conhecimentos necessários ao artista e motivou a criação de uma escola especializada. Entendemos que esse processo foi fundamental na disseminação dos conhecimentos do “povo do circo” entre os “não-circenses” e permitiu a elaboração de conhecimentos condizentes com a cultura escolar.
Referências
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BOLOGNESI, M. F. Philip Astley e o Circo Moderno: romantismo, guerras e nacionalismo. O Percevejo, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2009.
BRACHT, V.; ALMEIDA, F.Q. A Política de Esporte Escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 3, p. 67-101, 2013.

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